Home Clima BH tem céu tomado por névoa de fumaça pelo 2º dia seguido

BH tem céu tomado por névoa de fumaça pelo 2º dia seguido

19 de setembro de 2019, 18h37 | Por Carlos Lindenberg com Letícia Horsth

by Carlos Lindenberg com Letícia Horsth

Cerca de 20 solicitações para combates a incêndios florestais são registradas pelo Corpo de Bombeiros na região metropolitana de BH, nesta quinta-feira (19). A névoa de fumaça continua cobrindo a capital mineira pelo segundo dia consecutivo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a situação acontece por conta de vários incêndios ocorridos na grande BH, como em Betim, na Serra da Moeda e em Nova Lima e elevado pela baixa umidade do ar. De acordo com a Defesa Civil, a ausência de ventos inflenciou para que a fumaça não se dissipasse, o que ocasionou a concentração da névoa.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável informou que há registros de incêndios florestais em Diamantina, Santa Luzia, Montes Claros, Uberlândia, Bonito de Minas, Januária, Sabará, Lima Duarte, Joaquim Felício, Ouro Preto, Moeda e Boa Esperança.

Foto: Adriana Ferreira

Hoje BH registrou umidade relativa do ar em 15%. A menor umidade já registrada no banco de dados da Defesa Civil este ano foi 12% na última quarta-feira (18). A umidade abaixo dos 60% é considerada de risco pela Organização Mundial de Saúde, a OMS.

Na tarde desta quinta-feira (19), um incêndio de grande proporções atinge uma vegetação nas proximidades do Ponteio Lar Shopping, localizado na BR-356, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.As chamas ocorrem atrás do centro comercial e já provocam reflexos no trânsito da capital.

Todos os incêndios em andamento estão sendo combatidos por brigadistas das unidades, bombeiros militares e voluntários.

Foto: Carlos Lindenberg

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário