Home Governo Bolsonaro tem reprovação de 43% e aprovação fica estável, segundo Datafolha

Bolsonaro tem reprovação de 43% e aprovação fica estável, segundo Datafolha Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (28) indica crescimento da rejeição do presidente da República.

28 de maio de 2020, 19h12 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

A reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) subiu de 38% para 43% desde o final de abril, índice mais alto desde o início de seu governo, considerando as metodologias de entrevista pessoal e telefônica empregadas pelo Datafolha nesse período. A pesquisa Datafolha foi divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” nesta quinta-feira (28).

Percentuais de aprovação e reprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro:

• Ótimo/bom: 33%
• Regular: 22%
• Ruim/péssimo: 43%
• Não sabe/não respondeu: 2%

O levantamento ouviu 2.069 pessoas maiores de idade na segunda-feira (25) e na terça-feira (26). As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

A pesquisa foi feita em meio à crise da pandemia do novo coronavírus, poucos dias após a divulgação pelo Supremo Tribunal Federal de vídeo de reunião ministerial de 22 de abril. A gravação faz parte de inquérito que investiga suposta interferência do presidente da República na Polícia Federal.

A reprovação de 43% dos entrevistados é o valor mais baixo, segundo os levantamentos Datafolha feitos desde o início do mandato de Bolsonaro.

Na pesquisa anterior do Datafolha, feita em 27 de abril e divulgada no dia seguinte, os resultados foram, segundo a Folha:

• Ótimo/bom: 33%
• Regular: 26%
• Ruim/péssimo: 38%
• Não sabe/não respondeu: 3%

Ainda segundo a pesquisa, o governo Bolsonaro é mais reprovado, proporcionalmente, entre homens (41%) do que mulheres (46%). Entre os jovens de 16 a 24 anos, 49% reprovam a gestão atual, índice que cai para 40% na faixa intermediária, de 35 a 44 anos, e fica em 4e% entre os mais velhos, com 60 anos ou mais. Nessa parcela dos mais velhos a reprovação ao governo subiu 11 pontos desde o último levantamento, de 32% para 43%. No segmento de 16 a 24 anos a alta foi de oito pontos (de 41% para 49%), e nas demais variou de dois a três pontos percentuais.

Por região, no Nordeste, 48% reprovam o governo, ante 45% no Sudeste, 39% no Sul e 38% no conjunto das regiões Norte e Centro-Oeste. Também há diferença entre as taxas de reprovação registrada em cidades de regiões metropolitanas, incluindo capitais (49%), e cidades do interior (40%).

O instituto ainda mediu a popularidade do presidente a partir do comportamento adotado pelos entrevistados em meio à pandemia do novo coronavírus. “Entre aqueles que dizem estar levando uma vida normal, 53% aprovam a gestão Bolsonaro, e 22% reprovam. Na fatia da população que está tomando cuidado mais ainda saindo de casa, a aprovação ao governo fica em 40%, em patamar similar à reprovação (37%). Entre aqueles que estão saindo de casa só quando é inevitável, 30% aprovam o governo, e 48% reprovam. Na parcela dos que declaram estar totalmente isolados a aprovação cai para 24%, e a reprovação fica em 50%”, constatou o Datafolha.

Foto: Gabriela Biló / Estadão Conteúdo

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário