Home Belo Horizonte Fim de semana de trégua com a chuva em algumas cidades de Minas, mas meteorologistas alertam para mais temporais em fevereiro

Fim de semana de trégua com a chuva em algumas cidades de Minas, mas meteorologistas alertam para mais temporais em fevereiro Instabilidade climática pode retornar no início da próxima semana.

1 de fevereiro de 2020, 12h18 | Por Lena Alves

by Lena Alves

Depois de tantas mortes devastação e estragos, a chuva deve dar uma trégua no sudeste do Brasil. A previsão  segundo o Clima tempo,  e de mais sol e menos chuva em Minas Gerais e também para o Espirito Santo.

O mês de janeiro foi o mais chuvoso da história de Belo Horizonte com quase três  vezes mais chuva do que a média esperada para o mês.

Arte: Defesa Civil BH

O momento é de estiagem  em  boa parte do sudeste, segundo o orgao, já que a entrada de uma massa de ar seco dificulta a formação de nuvens muito pesadas por alguns dias no sudeste.  Mas o alerta é  que o perigo da chuvarada ainda não acabou, pois novo temporal já tem data para recomeçar em fevereiro.

Chuvas

O sistema atmosférico conhecido como ASAS – Alta pressão (atmosférica) do Atlântico Sul – avança sobre a Bahia e sobre boa parte do Sudeste desde a última  quinta-feira. De acordo com o acompanhamento do Clima tempo, esse sistema ganha força sobre a região Sudeste nos próximos dias.

Segundo o mapeamento da meteorologia, a alta pressão faz com que a umidade no ar diminua. O ar mais seco reduz a nebulosidade e as condições para chuva.

Enquanto a zona de convergência do Atlântico Sul concentra a umidade e aumenta a instabilidade, alta pressão do Atlântico Sul reduz a umidade e dificulta a ocorrência de chuva.

Previsão do tempo

A previsao do tempo para este sábado, (1) no Vale do rio Doce, o Vale do Jequitinhonha, o Noroeste Mineiro e todo o Espírito Santo será de muito calor e sem chuva.
O domingo também terá muito sol, mas algumas nuvens carregadas já devem surgir novamente por causa do enfraquecimento do sistema atmosférico.

Outras regiões

A região do Sul de Minas, Zona da Mata e Triângulo também terão dias com mais sol e menos pancadas de chuva até o sábado. A partir de amanhã as condições para pancadas de chuva voltam a aumentar sobre Minas Gerais e sobre o Espírito santo.

Grande BH

Para a grande BH as condições de menos chuvas vale até hoje, 1 de fevereiro. Os últimos dias, a região da capital mineira tem tido mais horas de sol e tempo firme. As pancadas de chuva que diminuiram de quinta pra cá não param completamente segundo os meteorologistas. Chuvas que ocorrerem neste sábado pode ser forte como nos últimos dias e deve ocorrer em pequenas areas. Mesmo com a diminuição da chuva, o alerta para o solo não diminui devido o saturamento de água e os deslizamentos podem ocorrer mesmo com tempo seco.

A previsão meteorológica da Defesa Civil de Belo Horizonte indica que o dia será de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas. A mínima é de 20°C, com máxima estimada de 32°C e a umidade relativa mínima em torno de 45% à tarde.

Alerta Meteorológico 

⠀- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
⠀⠀
– Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.

– Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

– Atenção especial em áreas de encostas e morros.

– Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

– Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).

– Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos

Média de chuva

(mm), de 4h até 6h10 do dia 1/2/2020

Barreiro – 6,2
*Centro Sul – 59,8*
Leste – 6,6
Nordeste – 0,0
Noroeste – 18,4
Norte – 0,0
*Oeste – 44,4*
Pampulha – 0,0
Venda Nova – 0,0

Média Climatológica fevereiro: 181,4 mm (INMET, 1981-2010)

Vítimas da chuva

As chuvas intensas em Minas Gerais causou muita dor e perdas inreparaveis, segundo boletim oficial do Estado, 56 mortes foram registrados e 196 cidades estao em  situação de emergência. Ao todo 45.284 mil pessoas estão desalojadas e 8.297 estão desabrigadas no estado.

Único desaparecido que constava no relatório da Defesa Civil de Minas Gerais foi encontrado na sexta (31), em Conselheiro Lafaiete, na Região Central de Minas Gerais segundo equipes de resgate do Corpo de Bombeiros.

Temporal em Ituiutaba

Um temporal com chuva e ventania intensa ontem (31), trouxe grandes transtornos e destruição em Ituiutaba no triângulo mineiro. Vários bairros foram afetados, entre os principais o Setor Universitário, Setor Norte, Independência, Portal dos Ipês, Progresso, Ipiranga e Centro.

Pelas vias da cidade, conforme as imagens, postes da rede elétrica cederam e a fiação ficou exposta. Os militares do Corpo de Bombeiros também foram tenderam mais de 15 ocorrências de queda de árvore, que obstruíam ruas e avenidas, e inclusive atingiram veículos que estavam próximos. Das ocorrências de risco registradas pela corporação, nenhuma morte foi registrada . Segundo o Corpo de Bombeiros, todas ocorrências foram  controladas no final da noite de ontem.

 

ANM
A Agência Nacional de Mineração prorrogou, nessa sexta-feira (31), o prazo para que as mineradoras reforcem segurança e mantenham monitoramento diário das barragens. O alerta é válido até 10 de fevereiro e se deve à previsão de chuvas intensas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG) e sudeste do estado nos próximos dias. Aorientação da ANM é para que as equipes de segurança de barragens se mantenham em alerta, com monitoramento diário das condições das estruturas.

 

Foto: Corpo de Bombeiros e PBH

Arte: Defesa Civil de BH

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário