Nesta segunda-feira (15), as instituições ligadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) encerram uma era ao suspenderem as transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito), um dos métodos de pagamento mais antigos e tradicionais no cenário bancário. A mudança afeta tanto pessoas físicas quanto jurídicas, com agendamentos sendo permitidos até as 22h. A extinção definitiva do sistema está programada para o dia 29 de fevereiro, sendo esta a data limite para que os bancos processem transferências já programadas.
TEC também será encerrada
Além do DOC, as instituições também encerrarão a Transferência Especial de Crédito (TEC), utilizada exclusivamente por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários. O valor máximo permitido para transações via DOC ou TEC atualmente é de R$ 4.999,99, sem anúncio de mudanças nas operações de TED (Transferência Eletrônica Direta).
No processo de DOC, as transações são concluídas um dia após o banco receber a ordem de transferência. Por outro lado, na TEC, a transferência é efetuada, no máximo, até o final do dia em que a ordem foi dada. Os prazos para o encerramento dessas funções são: ofertas dos serviços até as 22h desta segunda-feira; agendamentos para até 29 de fevereiro de 2024; encerramento dos sistemas bancários no próprio dia 29 de fevereiro.
Motivos
A decisão de encerrar as operações via DOC e TEC reflete a realidade atual do setor, conforme a Febraban destaca que tais métodos vinham sendo cada vez menos utilizados nos últimos anos.
O lançamento do PIX em novembro de 2020 contribuiu para essa mudança, tornando-se a preferência dos clientes devido à sua gratuidade, rapidez e a possibilidade de transacionar diversos valores.
De acordo com Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban, “Tanto a TEC quanto o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado.”
Um levantamento da instituição mostra que em 2023 o DOC não figurava entre os cinco principais meios de pagamento, sendo o PIX, o cartão de crédito e o cartão de débito os mais utilizados, seguidos por boleto e TED (Transferência Eletrônica Direta).
Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Reprodução.