Home Governo Federal Governo Lula reage aos ataques de Elon Musk ao STF

Governo Lula reage aos ataques de Elon Musk ao STF

8 de abril de 2024, 09h24 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O governo Lula reagiu às críticas de Elon Musk, proprietário do X (anteriormente Twitter), ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Musk havia anunciado sua intenção de desobedecer as ordens judiciais suspendendo contas na rede social e solicitando dados de usuários.

Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, declarou nas redes sociais que o Brasil é soberano e não permitirá que ninguém, independentemente de sua riqueza ou influência, desrespeite o país.

A resposta foi uma reação direta às declarações do bilionário, que pediu a renúncia ou impeachment de Moraes e prometeu divulgar todas as informações solicitadas pelo ministro.

O empresário iniciou sua investida no último sábado (6), compartilhando postagens que criticavam supostas violações da liberdade de expressão no Brasil.

Desde então, Musk tem feito alegações contra o Supremo, mencionando multas aplicadas por Moraes e restrições ao X no Brasil. Embora Moraes tenha permanecido em silêncio, membros do governo federal saíram em sua defesa.

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, enfatizou a urgência de regulamentar as redes sociais no país para evitar desobediência às ordens judiciais por parte de indivíduos com grandes fortunas no exterior.

João Brant, secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, também apoiou a posição do governo, destacando o desrespeito demonstrado por Musk em relação à justiça brasileira ao “requentar decisões antigas e aproveitar para fazer agitação e propaganda de extrema-direita”.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse que a situação é uma ingerência inaceitável e ameaça a soberania do Brasil.

Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Reprodução.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário