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Governo Lula suspende publicidade institucional no X após ataques de Elon Musk

13 de abril de 2024, 08h41 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

A Secom (Secretaria de Comunicação Social do governo) suspendeu a publicidade institucional no X (ex-Twitter) após os ataques de seu dono ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Fontes da pasta, comandada pelo ministro Paulo Pimenta (PT), confirmaram a suspensão. A informação é do ICL Notícias.

O Palácio do Planalto já gastou mais de R$ 4,2 milhões desde o início do governo Lula, em 2023, com publicidade no X. O valor não inclui o que foi investido por ministérios e empresas públicas, como o Banco do Brasil e Correios.

A suspensão da veiculação de anúncios institucionais na plataforma será mantida até que o governo decida se haverá um corte permanente do investimento de recursos na rede social.

O governo foi alvo de uma campanha do Sleeping Giants para cortar publicidade no X desde os ataques de Elon Musk no fim de semana. O movimento ainda pediu que o Ministério da Saúde e empresas como o Banco do Brasil, Petrobras e Caixa Econômica Federal deixem de anunciar na plataforma.

A campanha surgiu após o bilionário atacar o ministro do Supremo e ameaçar descumprir ordens da Corte para retirar perfis no X do ar, além de acusá-lo de promover “censura no Brasil” e defender sua renúncia ou impeachment.

O subprocurador-geral do Ministério Público do Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado, também tem tentado atuar contra outras empresas do bilionário no Brasil. Recentemente, ele pediu uma apuração sobre os negócios da SpaceX no país, além de solicitar uma avaliação sobre a possibilidade de proibir a atuação do X no território nacional.

Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Reprodução.

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