Home Diversos Internet lenta? Descubra como realmente ter “Wi-Fi em toda a casa”

Internet lenta? Descubra como realmente ter “Wi-Fi em toda a casa” No mercado, existem diversos roteadores que se referem a si mesmos como “Whole Home”. Mas, que padrões esses aparelhos precisam satisfazer?.

22 de abril de 2024, 14h50 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O acesso à internet nas casas dos brasileiros voltou a crescer em 2023. Isso se deve ao aumento da conectividade nos lares das classes C, D e E. De acordo com estudos da TIC Domicílios 2023, 84% das residências no país estão conectadas à rede, o equivalente a 64 milhões de lares, o que representa um aumento de quatro pontos percentuais em comparação a 2022.

Outro dado revelador é que 97% dos usuários de rede móvel da classe A também utilizam o Wi-Fi enquanto nas classes D e E, 36% dos entrevistados acessam internet exclusivamente pelo Wi-Fi.

Além disso, é necessário considerar que o ambiente digital demanda cada vez mais dos roteadores, por conta do avanço tecnológico dos equipamentos, surgimento de novos dispositivos inteligentes e popularização das smart houses. Em outras palavras, a internet doméstica é indispensável para a grande maioria da população.

A dificuldade que as pessoas muitas vezes encontram é que no mercado existem diversos roteadores que supostamente se enquadram como “Wi-Fi em toda a casa”, porém, na prática, a história é outra. Ou seja, eles não são qualificados como afirmam. O Wi-Fi não pega no quarto? O Wi-Fi só pega na sala? Não tem Wi-Fi no banheiro? Se esse é o caso, o problema na internet pode ser no roteador, e não na banda larga contratada, como as pessoas costumam imaginar.

Ou seja, a solução para o problema de conexão seria adquirir um roteador capaz de entregar toda a banda larga, em vez de simplesmente aumentar o plano. Considerando esse contexto, a questão é: como saber se um roteador consegue criar um ambiente digital que atenda às demandas de cada residência?

De forma simplificada, existem alguns requisitos:

1 Cobertura completa: alcance longo e sem pontos cegos de sinal, de preferência com conexão Wi-Fi 6.
2 Desempenho estável e de alta velocidade: internet consistente e sem instabilidades, especialmente ao jogar e assistir a transmissões ao vivo de alta resolução.
3 Rede Mesh: a habilidade de adicionar mais roteadores na casa para criar uma rede única, sem a necessidade de perder tempo ao ficar alternando entre diferentes pontos de conexão.
4 Fácil de usar: os roteadores devem ser fáceis de instalar e operar, com possibilidade de personalizar a rede de forma simples e descomplicada.
5 Recursos inteligentes: deve fornecer serviços de valor agregado para melhorar a experiência do usuário.
6 Segurança: ele precisa ser capaz de proteger a rede doméstica de ataques cibernéticos.

Internet em toda a casa
Agora que você sabe os pontos de atenção de um bom roteador, conheça alguns modelos da Huawei, que é especialista em Wi-Fi 6 e traz um portfólio de aparelhos que prometem entregar “Wi-Fi em toda a casa”. No caso, os usuários podem apostar em três modelos como solução dentro do mercado: o Huawei Wi-Fi Mesh 7, o Huawei Wi-Fi Mesh 3 e o Huawei Wi-Fi AX3 Pro.

Todo o portfólio da marca foi desenvolvido com a satisfação do cliente no centro do processo, por isso todos os roteadores da marca operam com Wi-Fi 6 e tem suporte da rede Mesh, para a criação de uma rede única com os aparelhos da Huawei.

Eles também contam com algoritmos inteligentes que evitam o congestionamento de rede, protocolo de segurança Huawei HomeSec™ e aplicativo de gerenciamento Huawei AI Life pelo qual você mesmo pode gerenciar a sua rede, verificar a velocidade da internet e cobertura de sinal.

Desempenho poderoso
A velocidade da internet é diretamente proporcional à taxa de transmissão de dados do roteador e, sem um índice alto, é possível que a banda larga contratada não esteja sendo aproveitada, já que os roteadores mais básicos apresentam taxas menores e não são capazes de transmitir toda a velocidade que chega das operadoras.

Considerando as diferentes demandas de cada cliente, o portfólio de roteadores da Huawei reúne diferentes opções, cada uma mais recomendada para um cenário de uso.

Para aqueles que tem casa inteligente, ou precisam de uma rede extremamente rápida com grande alcance e estabilidade, o mais recomendado é o Huawei Wi-Fi Mesh 7. Utilizando tecnologias líderes no setor e oito amplificadores de sinal, o roteador consegue proporcionar velocidades extremamente rápidas de até 6.600 Mbps, suficiente para assistir a filmes em 8K e transmitir jogos em HD sem buffering ou atrasos. Ele também tem um alcance de até 300 m² e suporta mais de 250 conexões simultâneas.

Já os roteadores Huawei Wi-Fi Mesh 3 e Huawei Wi-Fi AX3 Pro fornecem uma velocidade de rede impressionante, ambos podendo alcançar até 3.000 Mbps, que é mais do que o suficiente para dar conta das necessidades digitais da maioria das pessoas. Eles também contam com conexão em banda dupla inteligente, que altera as conexões de acordo com a necessidade e distância de cada dispositivo conectado, sendo que Mesh 3 pode se conectar com 250 aparelhos ao mesmo tempo enquanto o AX3 Pro suporta 128 conexões, sendo 64 em cada frequência.

Todos os roteadores dessa lista contam com conexão por NFC, mapa de calor (ou de intensidade de sinal) no qual você pode criar o espaço da sua casa para entender os melhores lugares para instalar os roteadores, diagnóstico inteligente dos problemas da rede e sugestões para solucionar os problemas.

Pelo Huawei AI Life ainda é possível criar redes para convidados, definir limites de conexão para certos aparelhos, excluir dispositivos indesejados da rede, fazer lista de aparelhos confiáveis e configurar o controle parental para proteger ainda mais a família.

Configuração da rede Mesh
Para quem sempre quis ter uma rede Mesh, mas estava com um pé atrás por conta das etapas de instalação, vale a pena dar uma chance para os roteadores Huawei, já que a marca simplificou a configuração para três passos simples.

Passo 1: conecte qualquer uma das unidades do roteador na tomada e siga as instruções no Huawei AI Life para inserir as credenciais de login.
Passo 2: conecte a outra unidade do roteador em outra sala que precise de cobertura de rede.
Passo 3: aguarde de um a dois minutos para que os roteadores se configurem automaticamente.
Pronto! Agora é só aproveitar a conectividade.
Para garantir internet veloz e estável em todos os cantos da casa, acesse o site oficial da Huawei Brasil e entenda qual roteador é o mais indicado para o seu caso. Para ficar por dentro das novidades da Huawei, acesse os canais oficiais da marca no Facebook, Instagram e YouTube.

Com informações do Metrópoles.
Foto: Getty Images/Reprodução.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário