Home Eleições Ipec: Lula tem 54% dos votos válidos; Bolsonaro, 46%

Ipec: Lula tem 54% dos votos válidos; Bolsonaro, 46% Pesquisa ouviu 4.272 eleitores, entre 27 e 29 de outubro. Margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos

29 de outubro de 2022, 19h40 | Por Redação - Blog do Lindenberg

by Redação - Blog do Lindenberg

Por Metrópoles
A última pesquisa do Instituto Ipec antes do segundo turno mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 54% dos votos válidos no segundo turno, ante 46% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A pesquisa foi encomendada pela Globo e divulgada pelo Ipec neste sábado (29/10), na véspera da votação final. O Ipec foi fundado em 2021 por ex-executivos do Ibope Inteligência.

Os percentuais são os mesmos do levantamento anterior, divulgado em 24 de outubro, quando o petista também aparecia com 54% dos válidos, e o mandatário da República com 46%. Os votos válidos desconsideram brancos e nulos. Esse é o procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Pela legislação brasileira, um candidato a governador ou a presidente é considerado eleito se obtiver maioria absoluta dos votos. Ou seja, mais da metade dos votos válidos – excluídos os votos em branco e os nulos. Apesar de Lula aparecer com mais de 50% dos votos válidos, como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, não é possível afirmar que a disputa terminará no primeiro turno.
Votos totais
Nos votos totais, que incluem brancos, nulos e indecisos, os percentuais refletem estabilidade em relação ao último levantamento. Veja:

Lula (PT): 50% (50% na pesquisa anterior, de 24 de outubro)
Jair Bolsonaro (PL): 43% (43% na pesquisa anterior)
Brancos e nulos: 5% (5% na pesquisa anterior)
Indecisos: 2% (2% na pesquisa anterior)
O Ipec ouviu 4.272 pessoas, entre 27 e 29 de outubro, em 236 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05256/2022.

Foto: reprodução

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário