Neste domingo (1), manifestantes foram às ruas em algumas cidades do país em atos a favor do voto impresso e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Veja mais no vídeo acima.
Alguns protestos tiveram início ainda pela manhã. A maioria dos manifestantes usava roupas nas cores verde e amarela e carregava cartazes e faixas com mensagens sobre pedido de voto impresso nas eleições de 2022 e com declarações em apoio a Bolsonaro.
Houve também registros de faixas com mensagens inconstitucionais, como pedidos de destituição de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os protestos seguiram com manifestantes a pé, de carro e de moto.
Até as 17h, haviam sido registrados protestos em pelo menos 36 municípios (incluindo 14 capitais), localizados em 18 estados e no Distrito Federal.
Em maio, quando a urna eletrônica completou 25 anos, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que ela garante eleições seguras e transparentes.
“As urnas eletrônicas ajudaram a superar os ciclos da vida brasileira que vêm desde a República Velha, em que as fraudes se acumulavam”, declarou Barroso.
Um mês depois, ele repetiu as afirmações a um grupo de deputados e disse que as eleições no Brasil são “seguras, transparentes e auditáveis”. “Não é para mudar a convicção e compromissos políticos de cada um. É apenas uma reunião de transparência para demonstrar que tudo aqui é feito de maneira aberta e fiscalizável.”
Em outra ocasião, Barroso afirmou: “A impressão do voto vai diminuir a segurança na votação. Porque vai se criar um objeto menos seguro na auditoria”.A impressão do voto, já julgada inconstitucional pelo STF, é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro.
No Rio, o protesto se concentrou na área de lazer da orla e contou com dois carros de som, um na altura da Rua Xavier da Silveira, outro próximo à rua Sá Ferreira, no Posto 5 de Copacabana. Além dos carros de som, foi usado um guindaste para erguer uma grande bandeira do Brasil com a frase “Pátria Amada”. Os manifestantes ocuparam o canteiro central da orla e parte da faixa rente ao calçadão, que aos domingos é fechada ao tráfego de veículos e transformada em área de lazer.
São Paulo
Na capital paulista, o ato pelo voto impresso começou por volta das 13h na Avenida Paulista. Os manifestantes ocuparam os dois sentidos da via, na altura do Museu de Arte de São Paulo (Masp), mas não se deslocaram. Eles levaram um caminhão de som e havia uma faixa onde se lia: “Nós não permitiremos eleições sem voto impresso”.
O ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles marcou presença virtualmente, participando de uma live do Nas Ruas, um dos grupos que organizaram a manifestação. Filho do presidente Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro compareceu ao ato.
Já em Jundiaí, a concentração teve início por volta das 10h30, em um estacionamento do parque da Uva. Por volta das 11h, a carreata teve início pelas principais avenidas da cidade. Os manifestantes seguirão até a prefeitura.
Em Campinas, o ato começou às 10h, com uma concentração no Largo do Rosário. Os manifestantes se concentraram vestidos de verde e amarelo, com bandeiras do Brasil, parte com máscara e parte sem. No entanto, houve aglomerações, o que não é indicado por facilitar o contágio da Covid-19. O grupo também estava com faixas e cartazes, além de dois carros de som.
Em Piracicaba, os manifestantes fizeram um discurso em um carro de som e, além de defender o presidente e o voto impresso, também falaram a favor da “família e da democracia”. O hino de Piracicaba foi tocado em homenagem ao aniversário de 254 anos do município, comemorado neste domingo.
Em Bauru, a concentração teve início no Parque Vitória Régia, por volta de 10h, e a carreata saiu por volta de 10h30. Ao contrário de manifestações anteriores em favor do presidente da República, o ato não contou com carro de som puxando a fila do comboio, apenas com buzinaço promovido pelos apoiadores.
Em Araçatuba, os manifestantes cantaram o Hino Nacional e discursaram a favor do voto impresso. A manifestação teve apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar e foi pacífica.
Em São Carlos, o ato começou por volta das 10h. Os manifestantes se concentraram no local vestidos de verde e amarelo, com bandeiras do Brasil.
No carro de som, os manifestantes fizeram um discurso e, além de defender o presidente e o voto impresso, também falaram a favor da democracia”. Durante o evento, os manifestantes também arrecadaram roupas e alimentos para doar a famílias carentes.
Em Santos, o ato começou às 14h, com a concentração na Praça da Independência, no bairro Gonzaga. Em carro de som e cartazes, apoiadores de Bolsonaro pediram pelo voto impresso.
Distrito Federal
Em Brasília, o ato começou por volta das 10h e bloqueou todas as faixas do Eixo Monumental, entre a Rodoviária do Plano Piloto e o Congresso Nacional. Com bandeiras do Brasil e vestido nas cores verde e amarelo, o grupo se concentrou no Museu da República, e, às 10h45, seguiram até o gramado do Congresso. Três carros de som comandavam o ato. Ainda na concentração, manifestantes carregavam faixas, pedindo o “voto impresso auditável”. Além disso, outros letreiros criticavam o Supremo Tribunal Federal (STF).
Alagoas
Em Maceió, a concentração aconteceu no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca. Por volta das 10h30, os manifestantes a pé, em motos e carros saíram pela Avenida Álvaro Otacílio, na Jatiúca, com destino à Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde.
Muitos manifestantes não respeitavam o distanciamento necessário para evitar o contágio pela Covid e alguns não usavam máscara de proteção, item obrigatório por lei estadual em espaços públicos.
Amazonas
Em Manaus, manifestantes organizaram, na tarde deste domingo, uma carreata a favor do presidente Bolsonaro e do voto impresso. A maioria dos participantes usava roupas nas cores verde e amarela. Bandeiras do Brasil, de Israel e faixas das mesmas cores também enfeitavam os veículos.
O grupo partiu da Avenida das Torres e seguiu em carreata até o Complexo Turístico da Ponta Negra. Muitos manifestantes não respeitaram o distanciamento necessário para evitar o contágio pela Covid e não usavam máscara de proteção.
Bahia
Em Salvador, os manifestantes gritaram palavras de ordem contra opositores ao governo federal, com faixas e bandeiras do Brasil. De acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), a mobilização não chegou a causar impacto no trânsito e não houve retenção ou congestionamento nas vias.
Espírito Santo
Na Grande Vitória, um ato em apoio ao presidente Bolsonaro e a favor do voto impresso ocorreu na tarde deste domingo. Os manifestantes se concentram na Praia da Costa, em Vila Velha, e na Praça do Papa, em Vitória. Não houve registro de interdição de vias. A maioria vestiu cores verde e amarela e carregou bandeiras do Brasil. Parte deles não usou máscaras.
Goiás
Em Goiânia, o ato começou por volta de 10h. O grupo se reuniu na Praça Tamandaré com roupas em verde e amarelo, muitas bandeiras do Brasil e faixas. Aglomerados, alguns não usam máscara de proteção facial.
Durante o ato, os manifestantes cantaram o Hino Nacional e exaltaram o presidente. Motociclistas também participam fazendo um buzinaço. Dois trios elétricos foram posicionados com faixas que pedem voto impresso e que declaram apoio a Bolsonaro
Maranhão
Em São Luis, o movimento se reuniu no bairro Lagoa da Jansen e defendeu, entre outras coisas, o voto impresso nas eleições de 2022. A concentração teve início por volta das 8h40, na Praça do Foguete. Por volta das 10h20, o ato seguiu em forma de carreata em direção à orla de São Luís.
Gradualmente, manifestantes com e sem máscara vestidos de verde e amarelo aderiram ao ato. No local, três trios elétricos foram posicionados com faixas que pedem voto impresso e que declaram apoio a Bolsonaro.
Mato Grosso do Sul
Em Campo Grande, manifestantes realizaram na tarde deste domingo um ato a favor do presidente Bolsonaro e do voto impresso. , a concentração aconteceu na Praça do Rádio, no Centro. Por volta das 10h30, os participantes do ato partiram em motos, carros e trios elétricos e percorreram a Avenida Afonso Pena com destino à sede do Comando Militar do Oeste (CMO). Sobre os trios e nos carros de som, muitos não respeitaram o distanciamento social. Também houve registro de pessoas sem máscara.
Minas Gerais
Em Belo Horizonte, o protesto levanta a bandeira do Brasil entre grupos de pessoas vestidos com as cores verde e amarelo. Há, também, um aparato de som que toca o hino nacional em diferentes momentos. Além disso, são propagadas mensagens contra as urnas eletrônicas, pedindo a auditoria das eleições, a partir do voto impresso. “Urna eletrônica com contagem secreta dos votos é fraude”, diz uma das faixas levantadas pelos manifestantes.
Também houve atos em algumas cidades do Sul de Minas na manhã deste domingo. As manifestações ocorreram em Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha.
Pará
Em Belém, o ato teve concentração às 8h. Usando bandeiras verdes e amarelas, manifestantes caminhavam de forma pacífica. Uns estavam em motos e carros fazendo um buzinaço. Alguns usavam máscaras.
Paraíba
Em João Pessoa, houve um ato a favor do presidente Bolsonaro e do voto impresso. Na capital paraibana, o ato começou às 15h, com a concentração no Largo de Tambaú, na divisa entre os bairros de Tambaú e Cabo Branco, na orla.
Paraná
No Paraná, manifestantes promoveram na manhã deste domingo ato a favor do presidente Bolsonaro e do voto impresso nas eleições de 2022, em Foz do Iguaçu, no oeste do estado, e em Guarapuava, na região central.
Em Foz do Iguaçu, o ato foi convocado pelas redes sociais por partidários do governo, e os participantes portaram bandeiras do Brasil e exibiram faixas em alguns carros. Em Guarapuava, eles percorreram as principais as ruas do Centro com motos, carros e caminhões, com buzinaço e bandeiras.
Pernambuco
No Recife, apoiadores de Bolsonaro se encontraram na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana, em um ato a favor do voto impresso. A manifestação começou por volta das 14h, e a via chegou a ficar fechada por alguns minutos. Meia hora mais tarde, o grupo partiu em caminhada pela via. Também participaram pessoas em carros e motos.
A maioria dos manifestantes vestiu camisas nas cores verde e amarela. Muitos estavam sem máscaras de proteção contra a Covid-19. Houve aglomeração. Trios elétricos também foram levados até o local. Em alguns deles, havia faixas com mensagens pedindo pelo voto impresso.
Roraima
Em Boa Vista, a concentração teve início por volta das 9h, na Praça do Centro Cívico. Vestidos com as cores verde e amarelo e com várias bandeiras do Brasil sob os carros, os manifestantes saíram em carreata por volta de 10h20. O ato corre debaixo da forte chuva na capital.
Piauí
Em Teresina, o ato a favor do presidente Bolsonaro e do voto impresso começou por volta das 16h. A concentração foi no vão da Ponte Estaiada,, na Avenida Raul Lopes, Zona Leste da cidade. Os manifestantes usaram roupas com as cores verde e amarelo e agitaram bandeiras do Brasil. Eles levaram três carros equipados com sistema de som.
Santa Catarina
Manifestantes foram às ruas em ao menos sete cidades catarinenses neste domingo em ato a favor do presidente Bolsonaro e do voto impresso nas próximas eleições.
Houve manifestação pela manhã em Blumenau, no Vale, e em Tubarão, no Sul. À tarde, atos foram realizados em Joinville, no Norte catarinense, em Chapecó, no Oeste, e também em Itajaí, no Vale, Balneário Camboriú, no Litoral Norte, e em Florianópolis.
Com roupas verdes e amarelas, os manifestantes ergueram cartazes de apoio a Bolsonaro. Houve também carreatas com buzinaços por ruas.
Sergipe
Em Aracaju, motociclistas e motoristas participaram neste domingo de uma manifestação a favor do presidente Bolsonaro e do voto impresso. Os apoiadores do presidente foram convocados por lideranças de direita no estado. O ato começou por volta das 14h, quando dezenas de apoiadores de Bolsonaro se reuniram perto dos Arcos da Orla da Atalaia e, em seguida, partiram em direção ao Calçadão da Praia Formosa.
Fonte: G1
Foto: Raquel Porto Alegre/TV Globo