Home Brasil O Brasil não está pronto para a reabertura do comércio diz 60% em pesquisa

O Brasil não está pronto para a reabertura do comércio diz 60% em pesquisa Outros 29% acham já ser o momento; apoiadores do governo são mais favoráveis

26 de julho de 2020, 17h03 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Pesquisa DataPoder360 revela que 60% dos brasileiros acham que o país não está pronto para a reabertura do comércio e de todos os negócios da economia. Outros 29% acham que já há condições para a retomada. E 11% não souberam ou não responderam.

Os que têm de 45 a 59 anos são os menos favoráveis à reabertura. Neste grupo, apenas 25% apoiam a medida.
Já no Sul é onde observa-se o maior percentual dos entrevistados que acham já ser o momento para reabrir tudo.

A pesquisa foi realizada de 20 a 22 de julho de 2020 pelo DataPoder360, divisão de estudos estatísticos, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 560 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

REABERTURA X AVALIAÇÃO DE BOLSONARO

O presidente da República, Jair Bolsonaro, é 1 dos ferrenhos defensores de que o país já tem condições para retomar as atividades econômicas.

Leia a estratificação completa no infográfico abaixo:

Esse posicionamento parece ter influenciado sua base de apoio, é o que mostra o recorte do DataPoder360.
Dos entrevistados que avaliaram o trabalho de Bolsonaro como “ótimo” ou “bom”, 56% afirmaram já ser o momento para reabrir o comércio e outros negócios. O número é 27 pontos percentuais maior do que a média geral.
Já 8 em cada 10 brasileiros que acham o desempenho do presidente “ruim” ou “péssimo” ainda querem a manutenção das medidas adotadas por Estados e municípios que fecharam alguns setores da economia.

VOLTA AO TRABALHO

A pesquisa também indicou que o percentual de brasileiros que precisaram sair para trabalhar nas últimas duas semanas chegou a 45%. É o maior número desde abril, quando o DataPoder360 começou a série de levantamentos sobre a pandemia.

Fonte e gráfico: Poder 360

Imagem/ Arquivo

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário