Home Pesquisa Pesquisa mostra que brasileiros rejeitam medidas extremas para resolver impasses políticos

Pesquisa mostra que brasileiros rejeitam medidas extremas para resolver impasses políticos

11 de março de 2020, 18h19 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Uma pesquisa realizada com 1 mil eleitores apontou que os brasileiros são contra a adoção de medidas extremas como solução para os impasses políticos atuais. O levantamento mostrou ainda, que 61% dos brasileiros entrevistados se disseram muito preocupados com o destino do país.

O estudo feito entre os dias 2 e 5 de Março revelou também um aumento da avaliação negativa do governo Jair Bolsonaro, que foi de 32% de dezembro de 2019 para 35% no levantamento atual. Sendo que a maior parcela que avalia como positiva a gestão, se concentra entre homens (32%), de 60 e 75 anos (35%) na região Centro-Oeste (41%) e evangélicos (47%).

E ainda segundo a análise, a maioria dos pesquisados, 49%, não apoia um eventual impeachment de Bolsonaro, 49% são contrários e 12% não responderam.

Sobre o fechamento do Congresso Nacional, 50% dos entrevistados são contra, 33% se disseram a favor da medida radical e 17% não quiseram ou não quiseram falar sobre o assunto. O presidente Jair Bolsonaro convocou atos para o próximo dia 15 contra o Legislativo e contra o Supremo Tribunal Federal.

Em relação ao Coronavírus, 44% dos pesquisados se disseram extremamente preocupados e 22% afirmaram estar muito preocupados.

Os brasileiros entrevistados também se disseram muito preocupados com o destino do Brasil: 61%, sendo apenas 20% que afirmaram estar otimistas. A preocupação é maior entre as mulheres (66%) – diante de 56% dos homens – e jovens, entre 18 e 29 anos, onde o índice chega a 69%, com outros 10% de revolta.

Levando em conta que a pesquisa foi feita um pouco antes da turbulência nas bolsas de valores do mundo inteiro, incluindo a de São Paulo.
A Quaest também perguntou sobre a eleição para presidente, se elas fossem hoje. Jair Bolsonaro ganharia com 45 % de votos nas eleições, segundo os pesquisados, e Lula (T) ficaria com 33% de votos, e Branco/Nulo receberiam 23% dos votos.

Sobre a fonte de informação que os pesquisados mais confiam, as notícias veiculadas pela TV são as mais confiáveis, segundo 36% dos pesquisados.

Foto: IStock/Getty Images

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário