Home Governo Federal Por unanimidade, TSE abre investigação sobre ataques de Bolsonaro às urnas eletrônicas

Por unanimidade, TSE abre investigação sobre ataques de Bolsonaro às urnas eletrônicas Órgão também pediu inquérito administrativo para investigar declarações sem provas contra as urnas eletrônicas.

3 de agosto de 2021, 07h21 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tomou duas medidas contra o presidente Jair Bolsonaro na noite de ontem.

O órgão pediu  abertura de um inquérito administrativo para apurar os ataques sem provas que chefe do poder executivo vem fazendo ao sistema eletrônico de votação, e pedido de investigado também em um inquérito já aberto no Supremo Tribunal Federal (STF).

Na avaliação do TSE, na “live” realizada na última quinta-feira em que prometeu apresentar provas de fraudes nas eleições, mas não fez, Bolsonaro teve “possível conduta criminosa”. O presidente também vem ameaçando a realização das eleições caso o voto impresso não seja implementado.

No STF, a investigação ocorrerá no âmbito no inquérito das “fake news”, conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes no STF. Moraes também é integrante do TSE e foi quem fez a sugestão de pedir a investigação no STF na sessão desta segunda-feira, a primeira do semestre após o recesso de julho.

O inquérito administrativo foi aberto por sugestão do corregedor do TSE, o ministro Luis Felipe Salomão. Em junho, ele já havia determinado que Bolsonaro explicasse as acusações que fez contra as urnas eletrônicas. O prazo para resposta vence nesta segunda-feira, mas, até agora, Bolsonaro não se manifestou.

 

 

Com o Agência o Globo

Foto: reprodução

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário