O ministro de relações exteriores da Ucrânia, Vadym Prystaiko se pronunciou, expressando condolências, sobre a queda do Boeing 737-800 da empresa Ukraine International, com 176 pessoas a bordo. Ninguém sobreviveu.
O avião caiu no Irã perto do aeroporto de Teerã, capital do país, na manhã desta quarta-feira (8, horário local). O ministro revelou que a aeronave levava passageiros de sete nacionalidades, sendo dos seguintes países:
Irã: 82 passageiros
Canadá: 63 passageiros
Ucrânia: 2 passageiros + 9 tripulantes
Afeganistão: 4 passageiros
Suécia: 10 passageiros
Reino Unido: 3 passageiros
Alemanha: 3 passageiros
Pelo Twitter, o ministro ucraniano disse que as autoridades de seu país continuam investigando a tragédia.
Segundo a imprensa iraniana, o avião ucraniano teve problemas pouco depois de decolar do aeroporto internacional Imam Khomeini, que atende a região metropolitana de Teerã. O voo 752 seguia da capital iraniana para Kiev, na Ucrânia.
De acordo com a agência ISNA, citando o responsável pela operação de resgate, o impacto foi grande.
Um vídeo postado pela ISNA mostra um rastro de fogo no céu. Segundo a agência, eram imagens da aeronave. Um outro vídeo mostra uma grande explosão logo depois. Em entrevista a uma TV iraniana, Pirhossein Koulivand, chefe dos serviços de emergência, afirmou que, ao chegarem ao local da queda, as equipes se depararam com um cenário catastrófico.
— Não conseguimos resgatar ninguém devido ao fogo denso.
A Boeing afirmou que tomou conhecimento do acidente e está reunindo informações.
Veja o vídeo:
Com: agência ISNA, Reuters.