Por Metrópoles
Uma revisão de dados a respeito das mortes por coronavírus na Rússia revelou que os dados divulgadas até aqui estavam em desacordo com a realidade. De acordo com o serviço de estatísticas federal russo Rosstat, o país contabiliza hoje 186 mil vítimas fatais da infecção por Sars-CoV-2, número quase três vezes maior que os 55 mil óbitos divulgados oficialmente pelos órgãos de saúde.
A estatística coloca a Rússia no terceiro lugar de países com mais mortes causadas por Covid-19. Estados Unidos e Brasil ocupam as duas primeiras posições, com cerca de 330 mil e 190 mil mortes, respectivamente. Antes da atualização, a Rússia era o oitavo país do mundo em número de mortos, de acordo com levantamento feito pela universidade Johns Hopkins.
Ainda de acordo com o órgão governamental da Rússia, a diferença no número de mortes (excesso de mortalidade) registradas entre janeiro e novembro de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019, chegou a 229,7 mil. Os novos dados ainda não entraram nos registros oficiais da Johns Hopkins. A instituição monitora casos e óbitos causados pelo coronavírus pelo mundo.
Foto: CALLISTA IMAGES/GETTY IMAGES