Flávio Dino, em seu último ato como ministro da Justiça e Segurança Pública, planeja propor a obrigatoriedade do uso de câmeras em fardas de policiais. O anúncio foi feito em entrevista à GloboNews, onde Dino afirmou que o documento será assinado e encaminhado à Casa Civil ainda nesta terça-feira (30).
“Temos o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e estamos propondo colocar lá, como requisito, a implantação das câmeras corporais de todos os policiais […] será o último documento que vou assinar. As diretrizes técnicas vão ficar para o ministro [Ricardo] Lewandowski examinar”, disse.
O Susp tem como objetivo promover o compartilhamento de dados e a cooperação entre os órgãos de segurança pública nas esferas federal, estadual e municipal.
Flávio Dino, que deixará o Ministério da Justiça nesta quinta-feira (1º), assumirá, em 22 de fevereiro, sua vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), anteriormente ocupada por Rosa Weber, que se aposentou em 2023. Com a saída de Dino, o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski assumirá a liderança do Ministério da Justiça em 1º de fevereiro.
Dino diz que vai assinar hoje a proposta de projeto de lei que prevê obrigatoriedade do uso de câmeras na farda de policiais.
"Vai ser o último documento que vou assinar", afirma ele, que deixa o cargo de ministro da Justiça para assumir como ministro do STF.
➡ Assista ao… pic.twitter.com/5ga1ltdWGM
— GloboNews (@GloboNews) January 30, 2024
Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: reprodução.