Home Minas Gerais Zema nunca procurou governo Bolsonaro para discutir dívida do Estado, diz Haddad

Zema nunca procurou governo Bolsonaro para discutir dívida do Estado, diz Haddad

27 de março de 2024, 10h45 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta quarta-feira (27), em entrevista exclusiva à Itatiaia, que a proposta apresentada pelo governo federal para renegociar as dívidas dos estados terá como foco principal alavancar os investimentos no ensino profissional.

Haddad detalhou o projeto discutido com os governadores e que será apreciado pelo Congresso e alfinetou o governador Romeu Zema (Novo) sobre a falta de iniciativa para buscar uma solução para o problema durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“São duas propostas básicas. A primeira é um grande Prouni nacional, que você vai trocar a dívida por educação profissional. Com isso vamos reduzir os juros pagos hoje, de 4% acima da inflação, juros elevados. Mas essa redução tem que vir acompanhada de contrapartida com foco na juventude brasileira. Essa juventude que não estuda e não trabalha, que precisa de uma oportunidade”, afirmou Haddad.

“Essa é uma troca justa, que dá sustentabilidade para os estados endividados. Coisa que não foi feita no período anterior. Você veja que o governador Zema jamais foi recebido pelo governo anterior para discutir essa questão da dívida, também não procurou. Não houve nenhuma negociação em torno da dívida de Minas”, continuou o ministro da Fazenda.

Nesta terça-feira (26), o governador Romeu Zema defendeu que o investimento no ensino técnico, em troca do abatimento nos juros da dívida do Estado com a União, seja retroativo a 2018 em Minas Gerais.

Ele esteve em Brasília para debater o tema com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Com informações da Itatiaia.
Foto: Reprodução.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário