Home Minas Gerais Zema nunca procurou governo Bolsonaro para discutir dívida do Estado, diz Haddad

Zema nunca procurou governo Bolsonaro para discutir dívida do Estado, diz Haddad Em entrevista exclusiva à Itatiaia, ministro da Fazenda detalhou projeto apresentado para renegociar dívidas dos Estados e alfinetou governador Romeu Zema.

27 de março de 2024, 10h45 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta quarta-feira (27), em entrevista exclusiva à Itatiaia, que a proposta apresentada pelo governo federal para renegociar as dívidas dos estados terá como foco principal alavancar os investimentos no ensino profissional.

Haddad detalhou o projeto discutido com os governadores e que será apreciado pelo Congresso e alfinetou o governador Romeu Zema (Novo) sobre a falta de iniciativa para buscar uma solução para o problema durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“São duas propostas básicas. A primeira é um grande Prouni nacional, que você vai trocar a dívida por educação profissional. Com isso vamos reduzir os juros pagos hoje, de 4% acima da inflação, juros elevados. Mas essa redução tem que vir acompanhada de contrapartida com foco na juventude brasileira. Essa juventude que não estuda e não trabalha, que precisa de uma oportunidade”, afirmou Haddad.

“Essa é uma troca justa, que dá sustentabilidade para os estados endividados. Coisa que não foi feita no período anterior. Você veja que o governador Zema jamais foi recebido pelo governo anterior para discutir essa questão da dívida, também não procurou. Não houve nenhuma negociação em torno da dívida de Minas”, continuou o ministro da Fazenda.

Nesta terça-feira (26), o governador Romeu Zema defendeu que o investimento no ensino técnico, em troca do abatimento nos juros da dívida do Estado com a União, seja retroativo a 2018 em Minas Gerais.

Ele esteve em Brasília para debater o tema com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Com informações da Itatiaia.
Foto: Reprodução.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário