Home Justiça Antagonista informa que licença de ministro pode beneficiar Lula

Antagonista informa que licença de ministro pode beneficiar Lula

19 de agosto de 2020, 14h25 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por O Antagonista

O ministro Celso de Mello vai pedir licença médica do Supremo nos próximos dias. No início do mês, ele fez exames e foi informado que teria de passar por nova cirurgia.

O gabinete não informou os motivos da licença.

Celso é o ministro que está há mais tempo no STF e se aposenta da corte em novembro deste ano. A licença é por tempo indeterminado.

Sua ausência pode impactar o resultado de casos importantes que estão pendentes no tribunal, como a alegação de suspeição do ex-juiz Sergio Moro feita por Lula. Caso o tribunal concorde com o ex-presidente, Lula vai se livrar das condenações por corrupção e lavagem de dinheiro e recuperar os direitos políticos.

Celso é integrante da Segunda Turma, que é composta por cinco ministros. Caso não volte a tempo de julgar a suspeição de Moro, o caso pode ficar empatado. E, em processos criminais, o empate beneficia o réu, o que liberaria Lula para ser candidato em 2022.

O ministro também é relator do inquérito que investiga a interferência de Jair Bolsonaro na Polícia Federal. Portanto, cabe a ele decidir sobre diligências e sobre pedidos de extensão de prazos das investigações.

Foto: Adriano Machado

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário