Home Justiça “Gangster” e “vagabundo”: Bolsonaro perde ação contra Lula por danos morais

“Gangster” e “vagabundo”: Bolsonaro perde ação contra Lula por danos morais Ex-presidente entrou com processo após discurso em que Lula o classificou como “gangster” e “vagabundo”.

1 de dezembro de 2023, 11h57 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

A 7ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal negou, de forma unânime, a apelação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na ação por danos morais contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A decisão da primeira instância, que encerrou o caso por falta de validade, foi mantida, de acordo com o colunista Ancelmo Gois, do Globo.

Bolsonaro contestava duas declarações públicas de Lula: uma que o associava a uma mansão nos EUA em nome do irmão de Mauro Cid, ex-ajudante de Ordens da Presidência, e outra em que era chamado de “gangster” e “vagabundo”.

Vale destacar que o ex-chefe do Executivo buscava uma indenização de R$ 10 mil pelas falas do petista durante discursos.

“Quando resolvi me candidatar a presidente da República outra vez, eu sabia o que eu ia enfrentar. Não sei se vocês têm dimensão, mas entre desoneração, isenção e distribuição de dinheiro, foram gastos nesse país R$ 300 bilhões para que o gângster que tivesse lá continuasse governando este país. Eles jamais imaginavam que poderiam entregar de novo o governo para a democracia”, disse Lula durante discurso na cerimônia de anúncio da realização da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em 2025 na capital paraense.

Ao final, o presidente complementou: “Eu vou trabalhar 24 horas por dia. Vou viajar mais porque esse país não merece um vagabundo que não vai ao Palácio do Planalto para governá-lo. Esse país merece alguém que trabalha e que não minta”.

Foto: Renato Gizzi/Agência O Dia / Estadão.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário