Home Minas Gerais Agostinho Patrus reafirma apoio da Assembleia Legislativa à agricultura familiar em Minas

Agostinho Patrus reafirma apoio da Assembleia Legislativa à agricultura familiar em Minas ALMG promove evento com a participação de produtores de 20 municípios mineiros

7 de dezembro de 2021, 17h37 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu, nesta terça-feira (7/12), a abertura de mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar. O evento marcou, ainda, os 73 anos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e o Dia Nacional do Extensionista. A abertura foi realizada no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na sede do Parlamento mineiro, em Belo Horizonte.

A feira contou com a participação de produtores de 20 municípios, em 27 estandes. Foram comercializados doces, quitandas, hortigranjeiros, queijos e artesanatos. Na abertura oficial, foi assinado um termo de cooperação mútua entre a ALMG e a Emater, para a realização de duas feiras semestrais. A mostra ficou suspensa durante o período de restrições sanitárias impostas pela pandemia de covid-19.

Para o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), a feira “é um ato simbólico que representa parte da história de Minas”, com a exposição e venda de produtos de qualidade e de exclusividade de pequenas produções. Agostinho Patrus fez questão de homenagear produtoras e produtores do Estado por terem mantido a atividade durante a pandemia, evitando o desabastecimento de alimentos.

“A homenagem desta Casa a quem planta, colhe e cria tem que ser eterna”, afirmou. “Aproximar o produtor do consumidor significa mostrar às pessoas a importância do pequeno produtor rural de Minas. Afinal, todos querem provar um doce de leite feito na roça, uma rapadura artesanal ou um queijo mineiro. São produtos feitos por agricultores familiares com muito carinho e muita qualidade”, destacou o presidente da ALMG.

Gastronomia Mineira

Durante a solenidade de abertura da feira, o presidente Agostinho Patrus entregou votos de congratulações ao coordenador da Frente da Gastronomia Mineira, Edson Puiati, e ao diretor do Restaurante Maria das Tranças e ex-coordenador da Frente, Ricardo Rodrigues. A homenagem foi em razão do destaque dos dois profissionais em suas áreas de atuação e por suas contribuições para fortalecer a gastronomia no Estado.

Na avaliação de Agostinho Patrus, “a gastronomia agrega valor aos produtos mineiros e contribui para o turismo no Estado”, no qual a comida se mostra um grande atrativo. Ele lembrou que o setor foi muito prejudicado na pandemia e citou a criação do Programa Recomeça Minas como um alívio ao ramo turístico mineiro. O programa estabelece a redução do ICMS para o setor durante a pandemia. A Lei foi originária de um projeto de autoria coletiva e que tem como primeiro signatário o presidente da ALMG.

A secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, o presidente da Emater-MG, Otávio Maia, além de dezenas de deputadas deputados estaduais, também participaram da solenidade de abertura. Este foi o primeiro evento aberto ao público realizado na Assembleia Legislativa desde o início da pandemia.

Foto: André Oliveira/ALMG

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário