Home STF Antes de Lewandowski, juízes federais negaram pedidos para obrigar sabatina de André Mendonça

Antes de Lewandowski, juízes federais negaram pedidos para obrigar sabatina de André Mendonça

15 de outubro de 2021, 15h26 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Metrópoles

Antes de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski arquivar a ação com objetivo de obrigar o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) a marcar a sabatina de André Mendonça, dois juízes federais expediram decisões no mesmo sentido.

No dia 24 de setembro, o juiz da 4ª Vara Federal Cível de Brasília Frederico Botelho de Barros Viana indeferiu um pedido feito por um advogado de São Paulo que queria liminar para forçar a sabatina de Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a vaga de ministro do STF.

“A adequada análise do pedido reclama instauração do contraditório, de maneira a respeitar a autocontenção do Judiciário de maneira a não ‘judicializar’ a política, que possui tempos próprios, não sujeitos aos códigos de procedimentos comuns aos profissionais do direito”, escreveu o magistrado.

Em um outro processo, o juiz da 5ª Vara Federal Cível de Brasília Cristiano Miranda de Santana rejeitou pedido semelhante, feito por um advogado do Distrito Federal. Na decisão expedida em 29 de setembro, o magistrado entendeu que a solicitação foi feita por meio de um instrumento inadequado, a ação popular. Por isso, declarou o processo extinto, sem resolução de mérito.

Cabe a Davi Alcomumbre marcar a sabatina de André Mendonça já que ele é o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Na quarta-feira (13/10), o senador disse que tem recebido “ameaças e agressões de toda ordem” pela indefinição da sabatina.

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário