Home Minas Gerais Atividades da Coca-Cola provocam desabastecimento de água em comunidades de Brumadinho, dizem moradores

Atividades da Coca-Cola provocam desabastecimento de água em comunidades de Brumadinho, dizem moradores Famílias dependem de caminhões-pipa para abastecer suas casas.

11 de abril de 2024, 18h00 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Moradores das comunidades Suzano e Campinho, que ficam próximas a Brumadinho, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), relatam que sofrem com a falta de água potável desde 2015, devido às atividades desenvolvidas pela fábrica da Coca-Cola na região. A denúncia foi feita à Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que realizou uma visita técnica aos territórios na segunda-feira (8).

Segundo os moradores, desde que começou o bombeamento de água para a fábrica, que fica em Itabirito, as nascentes, antes abundantes, sofreram impactos significativos, gerando um cenário de desabastecimento hídrico para a população. Assim, as comunidades passaram a depender de caminhões-pipa para acessarem água potável.

“Água, energia e saneamento são direitos básicos para a sociedade. Não queremos poços artesianos. Queremos água e de qualidade”, disse o morador Moisés Acorrone.

Após receber a denúncia, a deputada estadual e membro da comissão Beatriz Cerqueira (PT) afirmou que irá realizar uma audiência pública na ALMG para debater o tema, cobrar a realização de uma reunião entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e as lideranças da região, além de fazer uma visita técnica à fábrica da empresa.

As famílias pedem responsabilização da Coca-Cola e a reparação dos danos socioambientais causados às comunidades, que também dizem sofrer com mudanças em seus modos de vida, impactos na agricultura, desvalorização dos imóveis e queda do turismo na região.

Segundo informações publicadas no site da ALMG, atualmente, a empresa e o MPMG estão em tratativas para a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Outro lado

Procurada pela reportagem, a Coca-Cola FEMSA Brasil afirmou “que sua unidade em Itabirito (MG) possui todas as licenças operacionais e ambientais para funcionamento e mantém relação cliente-fornecedor com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), concessionária municipal detentora das outorgas dos poços para abastecimento público”. Segundo a empresa, “a fábrica dispõe de avançadas tecnologias para otimizar o consumo de água no processo de produção, com sistemas de reaproveitamento e reuso do insumo, e atua alinhada ao compromisso de respeito às pessoas e ao meio ambiente”.

Com informações do brasildefatomg.
Foto: Luiz Rocha/ALMG.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário