Home Brasil China aceita data sugerida por Lula para viagem em 11 de abril

China aceita data sugerida por Lula para viagem em 11 de abril

31 de março de 2023, 10h49 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Metrópoles

O governo da China, liderado por Xi Jinping, sinalizou ao Brasil ter aceitado a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para recebê-lo em Pequim entre os dias 11 a 14 de abril. A viagem estava prevista anteriormente para o último sábado (25/3), mas precisou ser adiada por motivos de saúde do mandatário brasileiro.

Conforme apurou o Metrópoles com interlocutores do Planalto, os chineses sinalizaram de forma positiva à sugestão. Contudo, um comunicado oficial ainda não foi divulgado. A previsão é de que Lula embarque para o país asiático em 11 de abril, e seja recebido pelo presidente Xi Jinping nos dias seguintes.

A viagem do presidente brasileiro ao gigante asiático é considerada de extrema importância pelo governo. A China é o principal parceiro comercial do Brasil, e o adiamento resultou no atraso de uma série de acordos entre os dois países, nas áreas de comércio, energia, tecnologia e meio ambiente.

O objetivo do encontro é relançar as relações bilaterais entre as nações, após quatro anos de hostilidades durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Na pauta, Lula também pretende discutir com Xi Jinping uma proposta de solução para o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, bem como um novo desenho para o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

A China será o quarto país que Lula visitará desde que tomou posse, em janeiro deste ano. Desde então, o presidente passou por Argentina, Uruguai e Estados Unidos.

Foto: Breno Esaki/Metrópoles

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário