Home Polícia Delegado que riu de Marielle segue com salário em dia após 18 meses de prisão

Delegado que riu de Marielle segue com salário em dia após 18 meses de prisão

10 de janeiro de 2024, 23h03 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O delegado Maurício Demétrio Afonso Alves, da Polícia Civil, recentemente condenado a mais de 9 anos de prisão por diversos crimes, recebeu a quantia de R$ 780.745,25 dos cofres públicos em um período de 18 meses. A investigação que o levou à condenação também apontou que ele zombou da morte de Marielle Franco no dia seguinte ao assassinato da vereadora em 2018.

A condenação, que inclui obstrução de justiça, organização criminosa, lavagem de capitais, laudo falso e inserção de dados falsos em sistema, resultou na prisão dele em junho de 2021, durante a Operação Carta de Corso.

Segundo os dados obtidos pelo jornal O Globo, por meio do Portal da Transparência do RJ, entre junho de 2021 e dezembro de 2023, Demétrio recebeu, líquidos, R$ 257.257,71 apenas nos primeiros onze meses de 2023, incluindo o décimo terceiro salário.

O jurista Breno Melaragno esclareceu que, enquanto houver a possibilidade de recursos no processo, Demétrio continuará recebendo salário como servidor afastado, pois a demissão só ocorre após a condenação não ser mais passível de recurso.

Demetrio é apontado como chefe de uma organização criminosa que se utilizava da estrutura policial para extorsão, chantagem e elaboração de dossiês contra adversários. O juiz Bruno Monteiro Rulière, responsável pela decisão, destaca o desvio de finalidade das operações policiais como ponto central da questão em julgamento.

Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Reprodução.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário