Home ALMG Documentação histórica do Legislativo mineiro está no Portal

Documentação histórica do Legislativo mineiro está no Portal Acervo do início da Primeira República contém atas das reuniões de instalação do Congresso Constituinte.

28 de fevereiro de 2020, 16h35 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por ALMG

Uma contribuição histórica do início da Primeira República (entre 7 de abril e 18 de junho de 1891), período em que foi elaborada a primeira Constituição Estadual republicana. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) concluiu, em fevereiro de 2019, o processamento técnico dos documentos provenientes do Congresso Constituinte do Estado de Minas Gerais.

O acervo, disponível no Portal da Assembleia, contém as atas, sucintas e manuscritas, das reuniões de instalação e de funcionamento do Congresso Constituinte, que na época eram chamadas de sessões.

Há, ainda, atas das sessões solenes de posse dos então presidente e vice-presidente do Estado de Minas Gerais, além de um negativo de vidro com retratos dos congressistas. A página também possui um vídeo feito sobre a documentação recuperada.

Esse material estava armazenado no arquivo do processo legislativo. Devido à importância histórica dessa documentação, foi organizada e acondicionada de acordo com padrões de qualidade arquivística.

O momento histórico registrado é o da passagem do unitarismo do Império, com suas províncias, ao federalismo da República, com seus estados, em que cada estado membro teve relativa liberdade de auto-organização. Assim, é possível captar um pouco do clima político da época.

Incêndio – Os documentos foram dos poucos que sobreviveram ao incêndio ocorrido em 1959, no prédio da Assembleia, que, à época, funcionava na Praça da República, atual Praça Afonso Arinos, em Belo Horizonte. Os demais documentos produzidos e recebidos pelo Congresso Constituinte do Estado de Minas Gerais, como correspondências oficiais, requerimentos, representações, mensagens, indicações e pareceres, todos citados nas referidas atas, foram perdidos no incêndio.

Foto:Guilherme Bergamini

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário