Home Governo Federal Documento mostra que empresa dos Emirados Árabes aparece em negócio suspeito da Covaxin

Documento mostra que empresa dos Emirados Árabes aparece em negócio suspeito da Covaxin Caso apurado na CPI com suspeita de envolvimento do Ministério da Saúde na compra da vacina superfaturada tem uma segunda intermediadora do imunizante indiano; empresa Envixia Pharmaceuticals LLC, tem sede no Oriente Médio, segundo jornal.

9 de julho de 2021, 12h01 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Documento revelado pelo o jornal Folha de S.Paulo mostra que o negócio suspeito do Ministério da Saúde na compra da vacina Covaxin envolveu uma segunda intermediadora do imunizante indiano, a empresa Envixia Pharmaceuticals LLC, com sede nos Emirados Árabes.

Segundo a reportagem, a empresa aparece em um memorando de entendimento como responsável por apoiar todas as atividades relacionadas a registro e comercialização do imunizante no Brasil.

O que se sabia, até o momento é que a intermediadora da vacina, que assina o contrato com o Ministério da Saúde e que conduziu as tratativas com a pasta no negócio de R$ 1,6 bilhão, era a Precisa Medicamentos, do empresário Francisco Maximiano.

As suspeitas no negócio da Covaxin é um dos focos da CPI da Covid no Senado, que foi foram reforçadas durante o depoimento do servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, chefe do setor de importação da pasta, à comissão.

Ainda de acordo com o jornal Folha, na tradução do memorando é descrito que cabe à Envixia “fornecer suporte para todas as atividades relacionadas ao registro e comercialização Vacina Covid-19 no Brasil”.

A reportagem questionou a então diretora-executiva da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades, sobre o papel da Envixia no negócio. Segundo ela, a empresa seria uma “finder”, termo em inglês para designar uma empresa que busca outros empreendimentos.

“[A Envixia] foi escolhida pela Bharat Biotech. Ela tem contrato para fornecer a Covaxin nos Emirados Árabes Unidos. Numa primeira operação, busca companhias ao redor do mundo inteiro [para fornecer a vacina indiana nos países]. A participação da Envixia é normal. Foi escolhida pela Bharat para prospectar possibilidades de vacinas no Brasil e nos Emirados Árabes”, disse Medrades.

Com Agência
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário