Home Chuvas FAB usa avião não tripulado para ajudar nos resgates do Rio Grande do Sul

FAB usa avião não tripulado para ajudar nos resgates do Rio Grande do Sul

5 de maio de 2024, 19h14 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou neste domingo (5) o uso de um avião não tripulado, o RQ-900, para localizar pessoas isoladas devido às enchentes no Rio Grande do Sul. Com 15 metros, a aeronave é operada pela Base Aérea de Santa Maria. A orientação da FAB é para que pessoas em situação de risco saiam dos abrigos e sinalizem a presença ao avistarem ou ouvirem a aeronave.

Essas aeronaves remotamente tripuladas permitem análises em tempo real e com alta precisão das áreas afetadas, auxiliando no mapeamento e na identificação de pessoas em perigo. Além disso, a FAB utiliza essa frota para tarefas de inteligência, vigilância e reconhecimento, como na detecção de áreas de desmatamento na Amazônia.

Os temporais no Rio Grande do Sul resultaram em dezenas de mortos, centenas de desaparecidos e mais de 780 mil pessoas afetadas pela tragédia. Com mais de 330 municípios atingidos pela enchente histórica, o estado enfrenta desafios como falta de abastecimento de água, energia elétrica e interrupção dos serviços de telefonia e internet.

O presidente Lula, acompanhado por ministros, visitou novamente o estado neste domingo para avaliar os estragos causados pelas enchentes, demonstrando a atenção do governo federal à situação emergencial enfrentada pelos moradores do Rio Grande do Sul.

Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Reprodução

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário