Home Chuvas ‘Não haverá impedimento da burocracia para que a gente recupere o estado’, diz Lula no RS

‘Não haverá impedimento da burocracia para que a gente recupere o estado’, diz Lula no RS O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (5) que o Brasil deve muito ao Rio Grande do Sul, principalmente, pela expansão da agricultura nacional. Esta foi a segunda visita do presidente ao RS para acompanhar a situação dos municípios.

5 de maio de 2024, 19h17 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou neste domingo (5) que os recursos que forem empenhados para a reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul atingidas pelas chuvas e a prevenção de desastres naturais não sejam desviados. Em um pronunciamento, em Canoas (RS), Lula pediu acompanhamento de diversos órgãos para que não haja desvio de recursos. “Cada centavo que for colocado para combater uma coisa dessa, ele tem que ser aplicado naquilo que foi colocado, não pode ser desviado”, afirmou.

O presidente pediu o apoio do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União (TCU) para acompanhar o gasto dos recursos que serão enviados para auxiliar as cidades gaúchas.

Lula disse que a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, está comprometida em apresentar um plano de prevenção de desastres climáticos. Ainda em seu discurso, Lula prometeu empenhar recursos da União para recuperar as rodovias federais do RS. “Eu sei que o governo do Estado do Rio Grande do Sul está numa situação financeira difícil, não fique preocupado porque o governo federal, por meio do Ministério dos Transportes, vai ajudar a reconstruir as estradas federais”, prometeu.

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, integrou a comitiva que desembarcou neste domingo (5) no RS. “A Janja não está comigo porque ela veio, mas ele foi fazer duas visitas em Canoas. Um centro de recuperação de animais que vocês estão resgatando, e ela foi visitar cerca de 400 famílias que vocês acolheram no Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas”, justificou Lula.

Ao final do discurso, Lula afirmou que a burocracia não vai impedir o empenho de recursos para auxiliar o estado. “Se ele sempre ajudou o Brasil, eu acho que está na hora de o Brasil ajudar o Rio Grande do Sul. Estou muito satisfeito com as presenças do Lira (Câmara dos Deputados), do Pacheco (Senado), do Fachin (STF), do Bruno Dantas (TCU), porque eu queria ouvir o que eles falaram, ou seja, não haverá impedimento da burocracia para que a gente recupere a grandiosidade deste estado”, concluiu.

Com informações da Itatiaia.
Foto: Ricardo Stuckert.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário