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Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes será em formato digital Neste ano, evento traz atrações online, incluindo receitas, dicas e lives para acompanhar de casa gratuitamente, e o público poderá pedir para ser entregue em casa os pratos dos chefs.

1 de outubro de 2020, 17h38 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O primeiro e mais tradicional festival de gastronomia do Brasil, o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, ganhou um novo formato em 2020. A 23° edição começa nesta quinta-feira (1º) e segue até domingo (4) e contará com cerca de 250 atrações gastronômicas e culturais, dessa vez de maneira digital, por causa da pandemia.

A iniciativa inovadora tem como, principal, objetivo ajudar na recuperação econômica da cidade que o abraça há 23 anos.

Serão mais de 100 horas de conteúdo que estarão disponíveis no site, que vai direcionar o público também para outras plataformas, como Instagram e YouTube.

Em 2019, o 22° Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes reuniu 50 mil pessoas. Na programação deste ano, importantes chefs mineiros, como Rodolfo Meyer, Rafael Pires, Ricardo Martins e Juliana Ferreira, criaram receitas com chefs locais da cidade e quem estiver na região poderá pedir os pratos em casa, via delivery. Eles também estarão na companhia de outros renomados nomes da gastronomia nacional, como Alberto Landgraf, Bela Gil, Rafael Costa e Silva, Rodrigo Oliveira.

O Festival contratou cozinhas e equipes em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, onde o público poderá pedir, também para ser entregue em casa, os pratos desenvolvidos pelos chefs.

“Desde 1998, o Festival sempre foi um incentivador da gastronomia e contribuiu significativamente para o crescimento econômico e social da cidade. Junto ao patrimônio histórico e natural, o evento ajudou a alavancar a turismo local. Um exemplo disso é que quando aconteceu a primeira edição havia três restaurantes na cidade, atualmente são mais de 150, com índice de desemprego zero até a pandemia. Neste cenário, decidimos reafirmar esse compromisso, alterando toda a nossa marca e comunicação. Ao mesmo tempo, estamos recomeçando dentro de um formato digital. E em recomeços, nada melhor que revisitar as origens. Vamos resgatar a história do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, relembrando essa trajetória de mais de duas décadas.”, comenta Rodrigo Ferraz, diretor geral do evento.

Programação

Veja alguns destaques do Festival Cultura e Gastronomia Pró-Tiradentes para acompanhar de casa gratuitamente

Festins: nesta seção, os festins, almoços e jantares especiais, mantêm a tradição de serem assinados por nomes de relevância nacional em dupla com chefs locais. O público poderá assistir vídeos do preparo dos menus, desenvolvidos especialmente para o Festival com produtos da região. os menus serão disponibilizados em pré-venda e em quantidades limitadas, para o público pedir em casa. Em Tiradentes, além do delivery, os restaurantes recebem os clientes de acordo com os protocolos estabelecidos na cidade.

Chef em Casa: nesta página do site, 14 duplas de chefs, sendo um de Belo Horizonte e outro da região do Campo das Vertentes, criam receitas exclusivas para o festival. Os vídeos desses preparos estarão disponíveis e os pratos serão entregues em Tiradentes e região. Será um momento de troca de experiências e sabores entre os chefs.

Receita do Chef: ao acessar este item, o público de casa pode aprender, interagir e se divertir em 21 lives de temas diversos com renomados profissionais.

Dica do Chef: nesta seção, chefs e cozinheiros compartilham seus truques e sugestões em 40 vídeos rápidos no site. Desde harmonizações, técnicas de preparo, até utensílios corretos para cada etapa de um prato.

Origem ao Prato: até chegar à mesa, o ingrediente percorre todo um caminho que será mostrado em 27 mini documentários, gravados em todos os estados brasileiros.

Mercearia Fartura: produtos de pequenos produtores de Tiradentes e da região do Campo das Vertentes serão disponibilizados por e-commerce na Mercearia Fartura. As cidades de Brumadinho e Mário Campos, diretamente atingidas pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, também foram contempladas na curadoria, como forma de ajudar em sua recuperação econômica. Ao todo serão 50 produtores cadastrados na Mercearia Fartura.

Talento em Casa: os moradores da região do Campo das Vertentes terão a chance de mostrar seu talento na cozinha em um concurso de receitas de bolo. Serão 300 vagas para quem quiser mandar seu vídeo. Os três primeiros colocados, por voto popular, ganham prêmios em equipamentos e utensílios de cozinha.

Empreendedorismo Gastronômico: empresários e personalidades com destaque nacional, como Alexandre Poni, do Verdemar, realizam lives sobre a gastronomia enquanto negócio.

Filmes e Livros: o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes faz parte do Projeto Fartura, que, além de realizar festivais em todas as regiões do Brasil, é uma plataforma completa de conteúdo gastronômico. Seus vídeos e os cinco livros da coleção “Fartura Expedição Brasil Gastronômico” estarão disponíveis para a venda online.

Fartura de Amor: a audiência do festival será doada em dinheiro, que será direcionado para a compra de materiais de proteção para Covid-19, alimentos e outras necessidades da população da região. Além disso, a produção do evento prepara refeições para a população carente do Campo das Vertentes.

Programação cultural

Música e Artes Cênicas: ao longo da programação, serão exibidas, em parceria cultural com o Sesc, cerca de 50 lives de artes cênicas e shows de artistas nacionais e locais.

Audiovisual: o renomado cineasta João Wainer volta a participar do projeto Fartura. Desta vez, ele produziu com drone dois vídeos de Tiradentes. Partindo da Igreja Matriz, ele mostra a cidade, sua arquitetura única e os moradores em suas janelas, no período de quarentena.

Foto: Reprodução

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