Home Internacional Irã diz que não fez acordo com países antes de atacar Israel

Irã diz que não fez acordo com países antes de atacar Israel

15 de abril de 2024, 23h16 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O Ministério das Relações Exteriores do Irã afirmou que não houve nenhum acordo feito com qualquer país antes do ataque de retaliação contra Israel. O país lançou drones explosivos e mísseis contra o território israelense no sábado (13) e alegou “autodefesa” na ocasião.

Autoridades iranianas afirmam que alguns países vizinhos foram notificados antes do ataque, mas que não houve qualquer acerto pré-arranjado com qualquer nação. O Teerã diz que a ofensiva foi uma resposta ao bombardeio de Israel contra o complexo de sua embaixada na capital da Síria.

O Irã afirma que já encerrou sua operação contra Israel e que o ataque do fim de semana “atingiu todos os seus objetivos”. O chefe das Forças Armadas iranianas, Mohammad Bagheri, diz que o Teerã não tem “nenhuma intenção” de prosseguir com a ofensiva.

O presidente iraniano, Ebrahim Raïssi, no entanto, ameaçou promover uma operação ainda maior contra o território israelense em caso de “comportamento imprudente”.

O ataque do último sábado não provocou grandes danos a Israel, que afirma ter interceptado 99% dos mais de 300 projéteis disparados na ocasião. Uma base da força aérea israelense foi atingida e uma menina de 7 anos foi hospitalizada após sofrer ferimentos causados por estilhaços.

Uma série de países e organismos internacionais se pronunciaram sobre a ofensiva iraniana e atuam para evitar uma escalada no conflito. O próprio presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ligou para o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, após o lançamento dos mísseis.

Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Reprodução.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário