Home Internacional Israel sinaliza revide ao Irã, mas sem ampliar o conflito no Oriente Médio

Israel sinaliza revide ao Irã, mas sem ampliar o conflito no Oriente Médio

15 de abril de 2024, 23h26 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Nesta segunda-feira (15), o gabinete de segurança de Israel explorou várias alternativas para responder ao ataque sem precedentes realizado pelo Irã no último sábado (13), usando mísseis e drones. No entanto, autoridades de Tel Aviv expressaram sua preocupação em evitar uma escalada do conflito na região, conforme relatado pela mídia local. Com informações da Folha de S.Paulo.

De acordo com informações do Canal 12, baseadas em um relatório governamental ao qual tiveram acesso, o objetivo é coordenar ações com os Estados Unidos, mas sem desencadear um novo conflito regional, enquanto enviam uma mensagem clara de que não vão tolerar tal agressão sem resposta. No entanto, o governo dos EUA tem afirmado que não se unirá a Israel em qualquer ataque direto ao Irã.

Os detalhes das possíveis ações que estão sendo consideradas pelas autoridades israelenses não foram divulgados. O general Herzi Halevi, chefe do Estado-Maior de Israel, afirmou que haverá uma retaliação. Enquanto isso, Daniel Hagari, porta-voz das forças israelenses, limitou-se a dizer que a resposta virá “no momento e hora apropriados”.

Hagari também visitou uma base militar no sul do país que foi alvo do ataque iraniano e compartilhou um vídeo mostrando uma cratera em uma área desértica do local, relatando que a instalação sofreu apenas danos leves. Ele enfatizou o compromisso de Israel em proteger seu território, afirmando que farão o necessário para garantir a segurança do Estado.

O ataque de Teerã foi uma resposta ao bombardeio à embaixada iraniana em Damasco, na Síria, que resultou na morte de membros da Guarda Revolucionária do Irã em 1º de abril. Nesta segunda-feira, o porta-voz da diplomacia iraniana, Nasser Kanani, defendeu a postura moderada do Irã nos últimos meses e criticou os líderes ocidentais por não reconhecerem isso.

Enquanto isso, o chanceler do Irã, Hossein Amirabdollahian, reiterou a posição do país em responder a qualquer novo ataque, mas destacou o desejo de Teerã de evitar um aumento das tensões na região.

Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Reprodução.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário