Home Imprensa Jornalista é agredido em Barbacena e entidades exigem Liberdade de Imprensa

Jornalista é agredido em Barbacena e entidades exigem Liberdade de Imprensa O agressor é um empresário e dono de uma empresa do ramo alimentício da cidade que bateu no jornalista durante filmagem de uma reportagem.

20 de maio de 2020, 20h32 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Uma equipe da TV Integração, que atua na Zona da Mata mineira, foi agredida nesta quarta-feira (20) em Barbacena, durante a gravação de uma reportagem. Os casos de agressão e ameaças contra profissionais da imprensa vêm se repetindo em vários lugares. Esse é o terceiro episódio de agressão física em menos de 15 dias.

No caso dessa quarta-feira, uma repórter e um cinegrafista estavam na rua Santos Dumont, no bairro São José, onde a equipe captava imagens da Escola Preparatória de Cadestes do Ar (Epcar), para a produção de uma matéria, quando um homem parou o carro e começou a agredir verbalmente os jornalistas. Em seguida, ele avançou sobre o repórter cinematográfico Robson Panzera e tomou o equipamento de gravação e reagiu à tentativa do jornalista de recuperar o material.

Com o tripé de câmera, o homem que tem de 54 anos atingiu o cinegrafista e depois chutou a câmera. Em seguida, saiu do local e foi embora de carro. Após o ocorrido, o repórter cinematográfico da emissora afiliada Rede Globo foi levado para a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena para ser atendido.

O agressor foi identificado como Leonardo Rivelli, empresário e dono de uma fábrica de massas na cidade, que foi localizado pela Polícia Militar, preso e levado para a delegacia de Polícia Civil para prestar depoimentos.

O advogado do empresário, Pedro Possa, informou à imprensa local que o cliente dele preferiu não se pronunciar sobre o assunto. Já a defesa irá se manifestar somente em inquérito ou em um possível eventual processo. Pedro Possa é um dos advogados de defesa, que trabalhou no caso de Adélio Bispo de Oliveira, que está preso por ter esfaqueado o presidente Jair Bolsonaro, em setembro de 2018.

Ferimentos

O jornalista Robson Panzera teve lesão no dedo e um corte na mão. Após atendimento, o profissional foi liberado no meio da tarde desta quarta-feira. O cinegrafista informou que gravava imagens quando o agressor chegou filmando a situação. O empresário passou a gritar palavras ofensivas e partiu para a agressão logo na sequencia

Em menos de 10 dias, o Blog do Lindenberg já noticiou outras agressões contra jornalistas. Frases ofensivas contra os profissionais de imprensa foram pichadas em um tapume colocado na Avenida Alfredo Balena, ao lado do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e o caso mais recente, que aconteceu nesse domingo (17), quando uma repórter da TV Bandeirantes foi agredida por uma manifestante durante um ato pró-Bolsonaro, em Brasília.

Notas

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) publicou nota segundo a qual repudia o ocorrido. No texto a associação diz que: “Nada justifica tamanha violência contra um cidadão, em especial, quando se trata de um profissional da imprensa, em pleno exercício da atividade jornalística. Fecha aspas. A associação também pede às autoridades uma rigorosa apuração do caso e punição do agressor”.

Colegas

Jornalistas que atuam na região do Campo das Vertentes emitiram uma nota de repúdio sobre o ocorrido. Segundo pronunciamento, “é com indignação que os veículos de Barbacena e região receberam a notícia que a equipe da TV Integração foi alvo de agressões físicas”.

Ainda conforme os jornalistas, “Discordar faz parte do jogo democrático, a imprensa nunca foi e nunca será imune ao erro, por mais que use critérios rigorosos na apuração através de seus manuais de redação. Para toda insatisfação, há a pluralidade […] A agressão nunca é alternativa”.

Amirt

A Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) também emitiu nota repudiando a agressão. A associação lembrou que “o numero de agressões contra profissionais de imprensa subiu 54, 07% de 2018 para 2019, sendo o Sudeste a região com mais casos registrados. A entidade não aceita que mais casos como este fiquem impunes em nosso país e pede que as autoridades tomem todas as medidas cabíveis para mudar esse cenário”.

UFJF

Em nota, a Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se solidarizou com o repórter cinematográfico da TV Integração, Robson Panzera. “A Diretoria repudia todo e qualquer ato de violência contra a classe jornalística e reitera a defesa do pleno exercício da atividade jornalística”.

A instituição ainda ressalta que “em momentos como este, quando o papel da imprensa é ainda mais imprescindível para que todos os cidadãos se informem e sejam capazes de exercer seu pleno direito à cidadania, assistimos à escalada da violência contra os jornalistas, incitada por governantes que não respeitam a liberdade de imprensa e o direito à informação”.

FENAJ

O Sindicato de Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e a Federação Nacional dos Jornalistas vêm a público manifestar seu total repúdio e indignação contra mais um ato de violência praticado contra um profissional da imprensa.

Por meio desta nota, além do repúdio contra a violência, o Sindicato se coloca à disposição e presta solidariedade à equipe da TV Integração, solidariedade esta estendida a seus familiares; e também a todos os profissionais da empresa e a toda a categoria, que também se sente agredida com tamanho ato de violência, que, tristemente, não é um ato isolado.

O Sindicato entende que a violência contra um profissional de imprensa é uma violência contra toda a categoria, contra a imprensa livre, contra a sociedade e contra a democracia. A escalada de tal violência não pode mais ser tolerada nem por jornalistas, nem por toda a sociedade em geral. Assim, o Sindicato cobra um posicionamento firme das autoridades responsáveis para coibir tais atos e punir, dentro do escopo das previsões legais, agressores.

Confira o vídeo da agressão:

Com informações do Diário do Aço.
Foto: TV Integração/Reprodução

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário