Home ONU ONU critica cerco de Gaza por Israel, exige acesso a civis e denuncia Hamas

ONU critica cerco de Gaza por Israel, exige acesso a civis e denuncia Hamas

9 de outubro de 2023, 14h19 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por UOL

Numa declaração emitida nesta segunda-feira, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, criticou o cerco estabelecido por Israel sobre Gaza e alertou para os ataques contra escolas e hospitais palestinos. A declaração ocorreu depois de uma reunião extraordinária dos principais chefes das agências da ONU, na qual ele também denunciou o Hamas e fez um apelo por negociações.

Guterres deixou claro que condena os “ataques abomináveis do Hamas e de outros grupos contra cidades e vilarejos israelenses na periferia de Gaza, que deixaram mais de 800 israelenses mortos e mais de 2.500 feridos”.

“Infelizmente, espera-se que esses números aumentem, pois os ataques estão em andamento e muitas pessoas ainda não foram encontradas”, disse, lamentando ainda o número de pessoas sequestradas.

Guterres também criticou a decisão do Hamas de lançar “foguetes indiscriminados que atingiram o centro de Israel, incluindo Tel Aviv e Jerusalém”. “Reconheço as queixas legítimas do povo palestino. Mas nada pode justificar esses atos de terror e a morte, mutilação e sequestro de civis”, disse.

O chefe da ONU fez um apelo para que os palestinos interrompam os ataques e libertem todos os reféns.

Mas também denunciou o fato de que a resposta israelense vem ocorrendo contra civis.

“Estou profundamente alarmado com as informações de que mais de 500 palestinos – incluindo mulheres e crianças – foram mortos em Gaza e mais de 3.000 ficaram feridos”, disse. “Infelizmente, esses números estão aumentando a cada minuto à medida que as operações israelenses continuam”, afirmou.

Guterres não deixou de mandar um recado ao governo israelense. “Embora eu reconheça as legítimas preocupações de segurança de Israel, também lembro a Israel que as operações militares devem ser conduzidas em estrita conformidade com o direito humanitário internacional”, disse. “Os civis devem ser respeitados e protegidos em todos os momentos e infraestrutura civil nunca deve ser um alvo”, disse.

Segundo ele, a ONU já tem relatos de mísseis israelenses “atingindo instalações de saúde dentro de Gaza, bem como torres residenciais de vários andares e uma mesquita”. “Duas escolas que abrigavam famílias desabrigadas em Gaza também foram atingidas”, afirmou..

Guterres destacou que cerca de 137 mil pessoas estão abrigadas em instalações da ONU, e esse número aumenta à medida que os bombardeios e ataques aéreos continuam.

“Estou profundamente angustiado com o anúncio de hoje de que Israel iniciará um cerco completo à Faixa de Gaza, não permitindo a entrada de nada – nem eletricidade, alimentos ou combustível”, disse.

“A situação humanitária em Gaza já era extremamente terrível antes dessas hostilidades; agora, ela só vai se deteriorar exponencialmente”, alertou.

Segundo ele, equipamentos médicos, alimentos, combustível e outros suprimentos humanitários são “extremamente necessários”, juntamente com o acesso da equipe humanitária. “O socorro e a entrada de suprimentos essenciais em Gaza devem ser facilitados, e a ONU continuará se esforçando para fornecer ajuda para atender a essas necessidades”, afirmou. 

Num apelo, ele insistiu que todos os lados devem permitir o acesso das Nações Unidas para prestar assistência humanitária urgente aos civis palestinos presos e desamparados na Faixa de Gaza.

“Faço um apelo à comunidade internacional para que mobilize apoio humanitário imediato para esse esforço”, disse, apontando como ele e o Coordenador Especial da ONU estão conversando com os líderes da região para evitar que a crise se amplie.

“Mesmo nos piores momentos – e talvez especialmente nos momentos mais difíceis – é vital olhar para o horizonte de longo prazo e evitar ações irreversíveis que encorajariam os extremistas e arruinariam qualquer perspectiva de paz duradoura”, disse.

Violência do Hamas não ocorreu em vácuo

Ele ainda destacou que não se pode apenas considerar os acontecimentos dos últimos dias. “A violência mais recente não surgiu em um vácuo. A realidade é que ela surge de um conflito de longa data, com uma ocupação de 56 anos e nenhum fim político à vista”, insistiu.

“É hora de acabar com esse círculo vicioso de derramamento de sangue, ódio e polarização. Israel precisa ver materializadas suas necessidades legítimas de segurança, e os palestinos precisam ver concretizada uma perspectiva clara para o estabelecimento de seu próprio Estado”, completou.

Para ele, apenas uma paz negociada que satisfaça as legítimas aspirações nacionais de palestinos e israelenses, juntamente com sua segurança, e a criação de dois estados pode trazer estabilidade.

Foto: REUTERS

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário