Por ND+
O suspeito de ter ameaçado de morte a primeira vereadora negra de Joinville, no Norte do Estado, foi identificado. Neste domingo (22), a Polícia Civil esteve na casa do autor para cumprir um mandado de busca e apreensão.
A ação ocorreu durante a manhã, no bairro Paranaguamirim. Segundo a delegada Cláudia Gonçalves, da DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso), o suspeito tem 22 anos e sofre de esquizofrenia.
Durante o cumprimento do mandado foram apreendidos equipamentos eletrônicos, que passarão por perícia. Ainda segundo a delegada, o jovem já foi interrogado e, como não havia mandado de prisão, não foi detido neste domingo. As investigações sobre o caso continuam.
Ameaça foi feita após eleições
As ameaças contra a vereadora Ana Lúcia Martins (PT) aconteceram no domingo (15) após o resultado das eleições. No twitter, um perfil anônimo, sugeriu matá-la para que um suplente branco fosse colocado no lugar.
Em suas redes sociais, a vereadora denunciou a ação. Segundo ela, os ataques foram realizados por alguém com um aparelho identificado como sendo de Timbó, que invadiu o perfil dela no Instagram, retirou a foto e apagou a bio. A situação, no entanto, foi rapidamente resolvida pela equipe de campanha.
Já na segunda-feira (16), posts comemorando o resultado foram alvo dos comentários ameaçadores. “Num desses comentários, um perfil fake diz de forma muito explícita a seguinte frase: agora precisamos matar ela para que o próximo suplente assuma, que é um homem branco. Não resta dúvida de uma ameaça de morte”, destaca Ana Lucia.
Além desse comentário, o mesmo perfil fez outras falas contra a nova vereadora. Na quarta-feira (18), Ana Lúcia registrou um boletim de ocorrência contra os ataques e prestou depoimento à polícia.
Foto: Polícia Civil/Divulgação