Por Itatiaia
Quatro policiais penais, que participaram de um churrasco dentro da Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, em março de 2019, foram demitidos no último sábado (24). Outros seis agentes que participaram da confraternização realizada dentro da unidade prisional foram punidos com a suspensão de suas atividades por 90 dias.
A punição, de acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), é resultado de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado após o vídeo do churrasco ser divulgado nas redes sociais.
A Sejusp explicou que a punição é fruto de um longo processo que resultou no cumprimento de todos os ritos da Controladoria Setorial da Pasta, respeitando o contraditório e a ampla defesa dos envolvidos.
Por meio de nota, a Secretária explicou ainda que todos os envolvidos desrespeitaram artigos e incisos previstos no Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Minas Gerais.
“A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública ressalta que repudia veementemente condutas inadequadas dos seus servidores. A pasta trabalha para que todas as denúncias devidamente formalizadas e relativas aos agentes públicos sejam apuradas com o rigor e a celeridade exigidos, respeitando sempre o direito à ampla defesa e ao contraditório”, encerrou a Sejusp.
Foto: Agência Minas