Home CPI Rosário chama Tebet de “descontrolada” e CPI é suspensa após confusão

Rosário chama Tebet de “descontrolada” e CPI é suspensa após confusão Oitiva de Wagner Rosário deverá tratar de acusação de prevaricação feita pelo presidente da comissão e de desvio de recursos

21 de setembro de 2021, 16h45 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Metrópoles

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, presta depoimento, nesta terça-feira (21/9), à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19.

Em resposta a Aziz, o ministro disse que a CGU não é dele, mas um órgão de Estado que presta serviço a população brasileira, assim como a CPI é o campo de Aziz, mas dele e da população brasileira e frisou que muitos dos debates que ocorrem na comissão têm como base documentos produzidos pela CGU.

“Fui acusado de maneira irresponsável pelo crime de prevaricação”, afirmou o ministro. “Não foi apresentado pelos senadores qual foi o ato de ofício que este ministro deixou de apresentar, nem mesmo interesse ou desejo pessoal”, acrescentou.

A oitiva com Rosário era uma demanda antiga de alguns senadores da comissão, sobretudo dos governistas que queriam desviar o foco das investigações do governo federal para os estados. Contudo, o depoimento do ministro foi marcado após suspeitas de que ele teria prevaricado no caso da vacina indiana Covaxin.

Acompanhe:

O requerimento do senador Eduardo Girão (Podemos-CE) destaca que a CGU enviou à CPI informações com dados analíticos completos das 53 operações especiais integradas pela Controladoria que envolvem recursos federais destinados à pandemia da Covid-19 entre março de 2020 e abril de 2021.

Porém, o depoimento do ministro foi marcado após o lobista Marconny Ribeiro Faria, que trabalhou para a Precisa, afirmar, em depoimento à comissão na última quarta-feira (15/9), que a CGU realizou operação de busca e apreensão na casa dele em outubro de 2020.

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), mostrou-se indignado porque, mesmo com informações, Rosário não teria impedido irregularidades no Ministério da Saúde.

O parlamentar pediu que o relator Renan Calheiros (MDB-AL) incluísse o ministro no relatório final da comissão como investigado por prevaricação. No mesmo dia, Rosário rebateu Aziz, dizendo que “calúnia é crime” e que estava ansioso pela convocação.

A negociação do imunizante pela Precisa Medicamentos, como intermediária do laboratório indiano Bharat Biotech, com o Ministério da Saúde está envolto de irregularidades. Após as denúncias virem à tona, o governo cancelou o contrato.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário