Home Chuvas Sobe para 54 o número de mortos em Minas Gerais

Sobe para 54 o número de mortos em Minas Gerais O governador Romeu Zema anunciou 200 bilhões para Belo Horizonte e antecipação de salários para municípios. Segundo ele, "apesar de difícil, situação está sob controle".

29 de janeiro de 2020, 13h14 | Por Lena Alves

by Lena Alves

Após temporal da noite dessa terça-feira em Minas Gerais – que elevou o número de mortos para 54, confirmado a pouco pela Defesa Civil do Estado, o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), anunciou nesta quarta-feira (29) a liberação 200 bilhões para Belo Horizonte. Zema tambem  garantiu antecipação do pagamento do piso mineiro de assistência social dos meses fevereiro e março para 101 cidades afetadas.

Em uma publicação nas redes sociais o  governador Zema disse  que 3,4 milhões  serão  para os municípios que tiveram situação de emergência decretada.

Na coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (29), Zema disse que “apesar de difícil é uma situação sobre controle”.

Veja o anúncio do governador

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Romeu Zema (@romeuzemaoficial) em

Em Belo Horizonte a chuva também deixou um rastro de destruição uma semana após chuva histórica impactar vários bairros da cidade. Novo temporal atingiu principalmente as regiões, centro-sul, Oeste e Barreiro.

Kalil

Em pronunciamento, que acabou virando uma coletiva de imprensa, concedida no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte, COP, no bairro Buritis, – uma das mais afetadas pela tempestade de ontem, o prefeito Alexandre Kalil comentou os estragos provocados pela chuva, falando sobre a isenção  IPTU, recursos para recuperação da cidade. Questionando se o carnaval seria suspenso ele disse que “não”  se referindo danos  as chuvas intensas.

“É o maior desastre dessa cidade em 120 anos. Tenham paciência: vamos reconstruir essa cidade”, ponderou.

O prefeito  disse ainda que já ordenou a duplicação do número de máquinas e de equipes atuando nas ruas de BH. Ele garantiu que todos no COP estão permanecerão em alerta durante 24 horas.

Kalil falou também que apesar das tragédias e dos estragos causados pela chuva dos últimos dias, o carnaval não sers cancelado.

“O povo é obrigado a só sofrer? Vamos trazer 5 milhões de pessoas em segurança para esta cidade, esperando que até lá esta cidade esteja parcialmente recuperada”, garantiu.

Kalil reafirmou seu compromisso com a reconstrução da cidade e destacou o fato de sua gestão ter sido surpreendida pelo período de precipitações mais intenso da cidade”.

Veja a entrevista na íntegra

Tabuleiro

Na Cidade de Tabuleiro, na Zona da Mata, pista com cratera de 15 metros engoliu vários veículos.

Segundo o Corpo de bombeiros, caíram no local, uma carreta que guinchava um caminhão; e dois carros de passeio que transitavam pelo local. Uma mulher que estava em um dos carros pequenos foi levada pela correnteza. Corpo foi encontrado esta manhã.

Corpo foi encontrado a 800 metros do local onde destruiu a rodovia com o auxílio da aeronave.

O corpo de Soviane Oliveira Neves, de 36 anos, considerada a 54ª vítima da chuva foi encontrado a 800 metros do local do acidente provocado por cratera na MG-133, em Tabuleiro, na Zona da Mata de MG. Foto: Polícia Militar

Outras pessoas se salvaram. Identidade e números não foram divulgados ainda. Buscas sendo feitas no local pelo PEMAD e CBU.

Previsão do tempo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que, hoje, o céu continuará nublado, com chances de pancadas de chuva e trovoadas em boa parte de Minas Gerais. A Zona de Convergência do Atlântico Sul, fenômeno que está favorecendo as condições para a ocorrência de temporais no estado começa a perder força. Por isso, é esperado chuvas menos intensas, a começar pelas regiões Norte e Leste de Minas – embora a precipitação possa se intensificar nas regiões Oeste e Sul.

Foto: Danilo Girundi/TV Globo
Vídeos: Polícia Militar

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário