Home STF STF forma maioria para manter congelamento de salário de servidores

STF forma maioria para manter congelamento de salário de servidores Os ministros Alexandre de Moraes, Marco Aurélio Mello, Cármen Lúcia, Nunes Marques, Edson Fachin e Rosa Weber já votaram a favor da medida

12 de março de 2021, 15h00 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Metrópoles

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta sexta-feira (12/3), para manter a lei aprovada no ano passado que impediu, até o fim deste ano, o aumento de salário de servidores. Por enquanto, o placar está em 6 a 0 pela manutenção da medida. Os ministros analisam o caso no Plenário Virtual.

O tema começou a ser discutido na última sexta-feira (5/3), e os ministros têm até hoje para depositar os votos no sistema da Corte. Até agora, votaram Alexandre de Moraes, Marco Aurélio Mello, Cármen Lúcia, Nunes Marques, Edson Fachin e Rosa Weber, todos a favor da constitucionalidade da lei.

O colegiado julga ações impetradas por PDT, PT e entidades que alegam que a lei não poderia atingir estados e municípios nem outros poderes além do Executivo federal, que propôs a medida. Argumentam ainda que haveria, na prática, redução da remuneração, sem reajustes pela inflação.

A medida foi aprovada para atenuar o desequilíbrio fiscal gerado com os gastos no combate à pandemia.

A decisão dá força para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial, que prevê a continuidade da medida. O texto define “gatilhos” nos gastos públicos para que os salários não sejam reajustados.

Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário