Home Brasília Bolsonaristas tentam reescrever a história do 8 de janeiro e reclamam de revisão

Bolsonaristas tentam reescrever a história do 8 de janeiro e reclamam de revisão Apoiadores do ex-presidente fazem edições para relativizar resultado eleitoral na eleição de 2022, minimizar os ataques golpistas e associar vândalos a 'infiltrados esquerdistas'.

15 de janeiro de 2024, 08h57 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentaram reescrever a história sobre os atos terroristas de 8 de janeiro na página do Wikipédia. O objetivo das inúmeras tentativas realizadas ao longo do ano passado era relativizar os acontecimentos e desassociar o ex-mandatário dos atos antidemocráticos. Com informações do Correio Braziliense.

Usuários não registrados realizaram mudanças para minimizar os acontecimentos, acusando que “esquerdistas infiltrados” teriam incitado os protestos e afirmaram que os atos seriam uma “manifestação da vontade popular legítima”.

A Wikipédia, enciclopédia virtual mais popular, permite que qualquer pessoa proponha mudanças sobre algo na plataforma. A página em português tem mais de 1,1 milhão de artigos.

A primeira tentativa ocorreu minutos após a criação do verbete, quando um usuário substituiu “terroristas bolsonaristas” por “manifestantes”. Desde então, o endereço na enciclopédia virtual foi editado mais de 500 vezes em apenas em um dia.

Em mais uma sequência de edições parciais, outro bolsonarista trocou um trecho que dizia que Bolsonaro não fez alegações a “fraudes eleitorais”. Ele substituiu o termo para “inconsistências eleitorais” e alterou as menções “bolsonaristas” para “vândalos”. Todas essas edições foram revertidas.

Ainda houve outra mudança para dizer que Bolsonaro teria vencido a eleição, mas essa alteração foi revertida 37 minutos depois. Um editor argumentou que os manifestantes foram rotulados de bolsonaristas apenas “pela imprensa e pela esquerda”, a modificação foi desfeita 14 minutos depois. Outra pessoa afirmou que a “maior parte da manifestação foi pacífica”.

Um usuário disse que não houve uma tentativa de instigar um golpe, mas sim uma “intervenção federal”, expressão frequentemente usada por bolsonaristas acampados nos quartéis dias anteriores.

A página também testemunhou debates entre usuários verificados sobre termos como “terroristas”, “manifestantes” ou “bolsonaristas”. Alguns sugeriram introduzir o artigo como “caracterizadas como golpistas e terroristas” por certas fontes. Outros propuseram a utilização do termo “golpista” como uma caracterização mais estabelecida.

Para Célio Costa Filho, cofundador do Wiki Movimento Brasil, a Wikipédia não é um projeto baseado em opinião, mas que procura retratar os verbetes a partir das fontes disponíveis, especialmente as fontes fiáveis e independentes.

“À Wikipédia interessa descrever um fato de forma enciclopédica, sempre baseado em fontes. Se as fontes trazem dados e afirmações, a Wikipédia deve incorporar esses dados e informações citando essas”, disse. “O leitor da Wikipédia deveria ter o letramento científico para julgar se as fontes que a Wikipédia usa são confiáveis ou não”.

A página sobre o 8 de janeiro no Wikipédia foi visualizada 60 mil vezes ao longo de um ano, passando por 694 edições feitas por 116 usuários.

Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Sergio Lima/AFP.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário