Home Política Bolsonaro diz que laboratórios que querem vender vacina devem ‘ir atrás’ do registro na Anvisa

Bolsonaro diz que laboratórios que querem vender vacina devem ‘ir atrás’ do registro na Anvisa O presidente afirmou que o Brasil é um enorme mercado consumidor

28 de dezembro de 2020, 15h05 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Valor Econômico

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que o Brasil é um enorme mercado consumidor e os laboratórios que querem vender vacina contra covid-19 ao país devem “ir atrás” do registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O Brasil tem 210 milhões de habitantes, um mercado consumidor de qualquer coisa enorme. Os laboratórios não tinham que estar interessados em vender para a gente? Por que eles não apresentam documentação na Anvisa? Só dizem que têm que ir atrás. Não, quem quer vender tem que se apresentar”, argumentou o presidente, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada.

Bolsonaro voltou a dizer que os laboratórios não se responsabilizam por efeitos colaterais das vacinas. Desta vez, afirmou que não faria brincadeiras sobre os efeitos para não haver repercussão. O presidente já disse, em tom irônico, que quem se imunizar poderia virar “jacaré”.

Enquanto países como Estados Unidos, Reino Unido e Chile já deram início à imunização, Bolsonaro reafirmou que não está preocupado com pressão para agilizar o processo no país.

“Não estou preocupado com pressão mesmo, nós temos que ter responsabilidade. Certas coisas não podem ser correndo. Você está mexendo com a vida do próximo. Se eu for na Anvisa, que é um órgão de Estado, e dizer ‘corre aí’ eu estou interferindo”, alegou.

Assim como tem feito desde o início da pandemia, Bolsonaro criticou medidas de isolamento social e comentou as sanções determinadas em Estados como São Paulo e Amazonas nos últimos dias, diante de novo aumento no número de infectados. “É inacreditável, fizeram lockdown por cinco meses e não deu certo, agora alguns Estados querem fazer de novo”, argumentou. “Já repararam que na China está tudo funcionando?”

Mesmo sem ser questionado, o presidente comentou com os apoiadores a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Apoiador de Arthur Lira (PP-AL), o presidente disse que a chapa do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), significa uma aliança com a esquerda. O candidato do bloco é o deputado Baleia Rossi (MDB-SP).

“Uma das chapas é o Rodrigo Maia, PT, PCdoB e Psol. E tem outra chapa, eu estou nesta outra”, disse, prometendo empenho, após o pleito, em aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para retomada do voto impresso no país.

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo/Arquivo

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário