Home Brasil PF ouve funcionários públicos responsáveis por pagamentos de sistema roubado

PF ouve funcionários públicos responsáveis por pagamentos de sistema roubado Apuração busca descobrir se houve atuação de alguém de dentro da administração pública e como o grupo criminoso conseguiu implementar a fraude no sistema.

26 de abril de 2024, 16h16 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

A Polícia Federal (PF) já tomou depoimentos de funcionários dos órgãos públicos que tiveram o sistema de pagamento invadido no começo de abril.

Os chamados ordenadores de pagamento — funcionários com senha habilitada para autorizar os repasses de recursos — foram ouvidos.

Até o momento, sabe-se que pagamentos do Ministério da Gestão e Inovação, da Câmara dos Deputados e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram manipulados por meio do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).

Criminosos conseguiram transferir indevidamente milhões de reais. Novas tentativas ocorreram na semana passada, mas o sistema teria detectado e bloqueado as operações.

De acordo com as investigações, senhas de funcionários responsáveis pelos pagamentos foram clonadas. A PF apura se houve atuação de alguém de dentro da administração pública e como o grupo criminoso conseguiu implementar a fraude no sistema.

Como a CNN divulgou nesta semana, após os ataques, o Ministério de Gestão limitou os acessos ao Siafi a quem passar por uma checagem mais rígida de identificação, em que é exigido reconhecimento facial. Além disso, agora somente senhas com status mais elevado de acesso conseguem receber o certificado para entrar no Siafi.

Na Câmara, como medida de prevenção, o login de alguns funcionários e ex-funcionários chegou a ser excluídos, um verdadeiro pente-fino. Computadores do departamento financeiro também foram recolhidos para averiguação da PF.

Com informações da CNN Brasil.
Foto: Reprodução.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário