Home Belo Horizonte Bombeiros combatem incêndio na Serra da Moeda pelo quarto dia consecutivo

Bombeiros combatem incêndio na Serra da Moeda pelo quarto dia consecutivo Corporação estima que 4.200 hectares da área já foram atingidos pelas chamas.

15 de setembro de 2020, 16h32 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) combate, pelo quarto dia consecutivo, um incêndio que devasta a vegetação da Serra da Moeda, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As chamas tiveram início no último sábado (12).

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio atinge também regiões próximas e coloca em risco condomínios e sítios. Até essa segunda-feira (14), o fogo já havia devastado uma área correspondente a 4,2 mil campos de futebol, sendo 1 mil dentro do Parque Monumento Natural Serra da Moeda, que corresponde a 50% da área total do maciço.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 35 militares e 27 brigadistas atuam no local. Para o combate, uma força-tarefa foi montada por órgãos estaduais e entidades sem fins lucrativos.

Na madrugada desta terça (15), 11 militares dos bombeiros e três brigadistas trabalharam no combate às chamas. O grupo atuou em pontos mais críticos do terreno. Já nesta manhã, o combate foi iniciado às 6h50, com um sobrevoo para reconhecimento da área destruída, planejamento das ações e embarque das equipes em três frentes de combate.

Além da atuação dos militares, a ação conta com brigadistas da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Grupamento Civil Ambiental (GCA).

O incêndio na Serra da Moeda teve início na sexta-feira (11), mas os militares foram acionados apenas no sábado (12). Entre as dificuldades do trabalho no local estão o terreno acidentado, as altas temperaturas, a baixa umidade e a prevalência de ventos, que aceleram a propagação do fogo.

Um balanço parcial divulgado pelos bombeiros nesta segunda-feira (14) apontou que, durante o fim de semana, da 0h de sábado até a 0h de segunda, foram registrados, pelo menos, 285 chamados para atendimento a incêndios em vegetações na Grande BH.

Em nota ao portal G1, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) informou que 55 pessoas trabalham na operação de combate. São 20 brigadistas (IEF e Brigada Associação Mineira de Defesa do Ambiente – Amda), 16 bombeiros, 12 voluntários, e sete policiais militares que compõem o efetivo.

Também estão empenhados um helicóptero Pegasus da Polícia Militar, dois aviões air tractor que fazem lançamento de água (IEF), um ônibus do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) do Corpo de Bombeiros, além de dez veículos.

Foto: CBMMG

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário