Home Brasil Entenda como o caso Marielle foi parar nas mãos de Moraes

Entenda como o caso Marielle foi parar nas mãos de Moraes

16 de março de 2024, 07h05 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, conhecido por relatar casos ‘polêmicos’, recebeu as investigações sobre o assassinato da vereadora fluminense Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes. Mas como isso ocorreu?

Quando os processos chegam ao STF, são sorteados entre os ministros, mas há a regra da prevenção, onde um ministro pode receber casos relacionados a causas que já está analisando.

No caso Marielle, como a ministra Rosa Weber já havia examinado um pedido relacionado ao caso, a relatoria caberia a ela. Porém, como está aposentada, seu substituto, Flavio Dino, não herdou a prevenção.

Então, o caso Marielle precisou ser sorteado entre os ministros da Primeira Turma, que Rosa Weber fazia parte. Vale ressaltar que a relatoria foi sorteada entre os cinco ministros por um sistema de algoritmo.

Moraes também é relator de outros processos importantes no STF e preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O inquérito sobre o caso foi enviado ao STF após novas provas mencionarem o nome de um parlamentar federal com foro privilegiado.

Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Reprodução.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário