Home Minas Gerais Evento que reuniu Zema e ministro de Lula é marcado por vaias, bate-bocas e cartazes recolhidos

Evento que reuniu Zema e ministro de Lula é marcado por vaias, bate-bocas e cartazes recolhidos Governador mineiro recebeu Camilo Santana em BH nesta terça-feira (19) em meio a protestos de profissionais da educação.

19 de março de 2024, 17h37 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Ao entrarem no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (19), o governador Romeu Zema (Novo) e o ministro da Educação Camilo Santana, foram recebidos com vaias, xingamentos, elogios e aplausos.

Parte da plateia, formada por profissionais da educação e lideranças de movimentos estudantis, criticou o governador mineiro e levantou cartazes cobrando investimentos no setor. Já aliados de Zema aplaudiram o governador.

Os bate-bocas e troca de acusações entre aliados do governador e do ministro marcaram o início do evento, até que os ânimos se acalmassem.

O clima de tensão já era sentido na chegada do evento, quando a coordenadora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE-MG), Denise Romano, teve sua bolsa revistada na entrada. Houve bate-boca com os seguranças do governo.

Os cartazes e faixas levados pela CUT foram retirados da platéia, gerando insatisfação entre os sindicalistas.

Troca de afagos e contraste
O clima de insatisfação na plateia, no entanto, contrastou com o clima no palco, onde Zema e Camilo Santana trocaram elogios e demonstraram entrosamento ao anunciar o lançamento do programa “Pé de Meia” em Minas Gerais.

O governador, aliás, elogiou a iniciativa do governo federal, que consiste na concessão de incentivos financeiros a alunos do ensino médio.

“O Pé de Meia visa contribuir com o aluno que está cursando o ensino médio, com o valor que ajuda os mais carentes, de R$ 200 mensais. Ao final, quando concluírem, um valor mais expressivo. Em Minas, estamos fortalecendo o ensino médio e temos hoje o maior programa de ensino profissionalizante do Brasil, já formamos mais de 40 mil jovens no Trilhas do Futuro. Programa em que o estado paga mensalidade e dá auxílio transporte e de alimentação. O nosso programa caminha muito bem com o programa federal, que garante os jovens preparados para o mercado de trabalho”, pontuou Zema.

Camilo Santana, por sua vez, pregou diálogo com o governo mineiro mesmo com as diferenças ideológicas e programáticas entre as gestões do Novo e do PT.

“A orientação do presidente Lula é manter todas as relações institucionais, independentemente de questões políticas ou partidárias, com os entes federados. Tudo o que for possível ser feito e construído em parceria com o estado de Minas Gerais, vamos fazer”, falou.

Foi a primeira visita de um ministro de Estado à Cidade Administrativa desde o início do terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A agenda de Camilo Santana prevê, inclusive, um almoço de cortesia com Zema.

Com informações da Itatiaia.
Foto: Edson Costa/Itatiaia.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário