Home Política Gilmar Mendes sobre Bolsonaro indiciado: “Saímos de especulações”

Gilmar Mendes sobre Bolsonaro indiciado: “Saímos de especulações” Bolsonaro, Mauro Cid e mais 15 pessoas foram indiciadas pela PF por supostas fraudes em cartõesde vacina contra a Covid-19.

21 de março de 2024, 02h12 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou, nessa terça-feira (19/3), que a Polícia Federal tem provas relevantes sobre o envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na fraude de cartões de vacina contra a Covid-19. A fala foi feita depois do evento organizado pela Esfera Brasil e pela Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB).

“Nós saímos de especulações para provas. São de fato muito convincentes [os dados] de que algo muito ruim estava em marcha”, disse o ministro.

Gilmar Mendes acrescentou que raramente houve avanços tão significativos em se tratando das investigações que envolvem o ex-presidente e que, agora, cabe ao STF aguardar o transcorrer do processo.

Na terça-feira, Jair Bolsonaro, o ex-ajudante de ordens dele, tenente-coronel Mauro Cid e mais 15 pessoas foram indiciadas pela PF por supostas fraudes em cartões de vacinação contra a Covid-19. Sobre o assunto, Gilmar Mendes diz estar “admirado” com os dados obtidos pela Polícia Federal.

O ministro, então, explicou o trâmite do indiciamento: “A Polícia Federal fará relatório, mandará para a Procuradoria-Geral. A Procuradoria-Geral, avaliando, fará denúncia. A denúncia terá de ser submetida ao Crivo do Supremo Tribunal Federal, e haverá direito de defesa e, aí, então, o Tribunal recebe a denúncia. Depois dessa fase, vem a fase da instrução. Se tudo isso ocorre positivamente, aí, apresentam-se provas de um lado e de outro e se julgam, aí, assim, a gente tem a conclusão”.

Com informações do Metrópoles.
Foto: Breno Esaki/Metrópoles.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário