Home Brasil Polícia Federakl encontra 10 celulares na casa de militar alvo de operação sobre espionagem na Abin

Polícia Federakl encontra 10 celulares na casa de militar alvo de operação sobre espionagem na Abin Celulares e computadores encontrados pela PF na casa de Giancarlo Gomes Rodrigues, militar investigado em operação sobre espionagem na Abin.

29 de janeiro de 2024, 11h15 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

A Polícia Federal encontrou 10 celulares, três computadores, uma arma e um HD externo na casa de Giancarlo Gomes Rodrigues. Ele foi alvo de buscas nesta segunda-feira (29), na operação que apura suspeita de monitoramento ilegal de cidadãos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Segundo a PF, Giancarlo era assessor do ex-diretor da agência e atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).

Em buscas na internet, o nome dele aparece como militar do Exército, vinculado a batalhões no Rio e com passagem também pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Michel Temer.

Como agência de inteligência, a Abin mantém em sigilo os vínculos de parte dos servidores. O g1 tenta confirmar com a agência o vínculo de Giancarlo.

Os mandados desta segunda miram o “núcleo político” de Ramagem – aliados dele na época da Abin e no atual mandato como deputado federal.

Segundo o blog da Camila Bomfim apurou, o vereador Carlos Bolsonaro é um dos alvos dos mandados de busca e apreensão. Há buscas, inclusive, na Câmara de Vereadores do Rio.

A suspeita é de que Carlos, filho “02” de Jair Bolsonaro, teria recebido “materiais” obtidos ilegalmente pela Abin.

Além de Carlos Bolsonaro e Giancarlo Gomes Rodrigues, também foram alvos nesta segunda:

• Luciana Paula Garcia da Silva Almeida, assessora de Carlos na Câmara do Rio;
• Priscila Pereira e Silva, assessora de Alexandre Ramagem na Câmara dos Deputados.

Operação
A ação desta manhã é uma continuação da operação “Vigilância Aproximada”, deflagrada na última quinta (25) para apurar um suposto esquema ilegal de espionagem de pessoas comuns, políticos e autoridades pela Abin.

O monitoramento irregular teria ocorrido sob a gestão de Alexandre Ramagem na agência, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), e teria mirado também desafetos do ex-presidente.

Na quinta (25), Ramagem foi alvo de buscas – quatro computadores, seis celulares e 20 pendrives foram apreendidos em endereços dele. A TV Globo apurou que, entre os objetos apreendidos, há um notebook e um celular da Abin. Ele nega as acusações.

Os crimes, segundo as investigações, envolviam o uso do software “First Mile”, ferramenta de geolocalização que permite identificar as movimentações de pessoas por meio dos celulares delas.

Com informações do G1.
Foto: Reprodução.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário