Home Minas Gerais Famílias do MST que invadiram fazenda em Lagoa Santa fazem acordo para sair do local

Famílias do MST que invadiram fazenda em Lagoa Santa fazem acordo para sair do local Reunião na sede do Incra terminou com decisão de saída e reassentamento.

20 de março de 2024, 22h18 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

As famílias do MST que invadiram uma fazenda em Lagoa Santa têm até amanhã para deixar o local. Na noite desta quarta (20), elas estão em assembleia na fazenda para decidir como será a retirada e a partir de qual hora. O acordo determina que a saída deve ser na quinta-feira, 21, até o fim do dia.

Todos serão reassentados em outras duas fazendas da Região Metropolitana de BH que já estão ocupadas e serão adquiridas pelo Incra em 60 dias: A Fazenda Usina, em Campo do Meio, e a Fazenda Nova Alegria, em Felisburgo.

A saída será acompanhada pela Polícia Militar. Um caminhão vai ser usado para retirar os pertences de todos e também será feita a identificação de todos que estão na ocupação agora.

Limitação
Mais cedo, uma decisão da segunda instância do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) limitou o acesso de novas famílias do Movimento Sem Terra (MST) à fazenda Aroeiras, em Lagoa Santa, na Grande BH.

Os advogados do MST pediram ao tribunal a reversão da decisão para acabar com o cerco policial na fazenda e autorizar a entrada de novas famílias, mas a Justiça negou o pedido.

Histórico
A invasão à Fazenda Aroeiras pelo MST começou no dia 8 de março. Cerca de 500 famílias ocuparam o local no Dia Internacional da Mulher. Diversas mulheres participaram do movimento. O MST alega que a fazenda é improdutiva, o que foi contestado pelos proprietários.

O Governador Romeu Zema (Novo) disse, no dia 10, que o governo iria “apoiar os proprietários” para que a invasão fosse revertida. Reuniões de mediação, como a de hoje, foram realizadas na sede do Incra em BH e também no Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Resposta do MST
À reportagem, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) afirmou que o acordo é uma “vitória do povo sem terra em Minas” e destacou que, em troca da saída, o Incra se comprometeu a regularizar áreas do Quilombo Campo Grande, em Campo do Meio, do Acampamento Terra Prometida, em Felisburgo e das áreas da Suzano, no Vale do Rio Doce. Além disso, o Incra deve apresentar uma alternativa de assentamento às 500 famílias que estavam na fazenda Aroeiras em Lagoa Santa.

Com informações da Itatiaia.
Foto: Divulgação / MST.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário