Home Minas Gerais Mineiros se põem de pé em defesa do Estado de Direito agora ameaçado

Mineiros se põem de pé em defesa do Estado de Direito agora ameaçado Faculdade Mineira de Direito divulga mensagem de apoio ao Estado Democrático de Direito

11 de agosto de 2022, 08h58 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por PUC Minas

A Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas divulgou nessa segunda-feira, 8 de agosto, uma mensagem à sua comunidade acadêmica na qual apoia as manifestações públicas de defesa ao Estado Democrático de Direito, como a Carta aos Brasileiros publicada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) no dia 25 de julho, que já conta com quase um milhão de assinaturas. O documento, assinado por juristas, empresários, artistas, professores, estudantes e demais representantes da sociedade civil, será lançado oficialmente no dia 11 de agosto, Dia do Advogado, com leitura da carta no Pátio das Arcadas da Faculdade de Direito da USP.

A mensagem, assinada pela diretora da FMD, professora Wilba Lúcia Maia Bernardes, pelos coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito dos campi e unidades da Universidade, ressalta a importância da Constituição de 1988 para a sociedade e destaca a necessidade de defender as instituições democráticas, que são soberanas.

Assim como a carta da USP, a mensagem à comunidade acadêmica da FMD ressalta que o processo eleitoral brasileiro, sistematizado pela utilização de urnas eletrônicas, é seguro, confiável e exemplo para o mundo todo. “Processos claros, transparentes e amplamente testados trazem, consolidados, resultados eleitorais ao longo destes mais de 30 anos de vigência da Constituição, é respeito devido. Não podemos nos colocar quase a perder, é imperioso apurar e responsabilizar o que ou quem sangra a democracia”, diz o documento, que também pontua que a democracia é uma construção social e popular, realizada, com a participação de todos os brasileiros, nas ruas, nas casas e nas escolas.

“A Faculdade Mineira de Direito, alinhada à missão e aos valores humanistas da PUC Minas, afirma que seguiremos na luta pela defesa, não só do Estado, não só do Estado de Direito, mas, e mais, do Estado Democrático de Direito”, encerra o texto, ao expressar apoio à USP.

Leia a mensagem na íntegra:

Mensagem à Comunidade Acadêmica da Faculdade Mineira de Direito – FMD

A Constituição de 1988 põe-se a fazer história e a ressignificar nossa sociedade.

Se acordos possíveis alcançam 88, não é menos verdade que assentam expectativas legítimas e é sobre elas que empenhamos a coragem de defender nossas instituições democráticas que atuam nas regras que, por soberania do povo, foram previamente eleitas.

Não esperamos, neste momento, só ouvir. É época de falarmos e não há falas metidas em medo, em desinformação, sem liberdade e igualdade. Processos claros, transparentes e amplamente testados trazem, consolidados, resultados eleitorais ao longo destes mais de 30 anos de vigência da Constituição, é respeito devido. Não podemos nos colocar quase a perder, é imperioso apurar e responsabilizar o que ou quem sangra a democracia para não dizer que no passado não falamos de flores e para que no futuro não chorem Marias e Clarices.

Como profissionais do Direito, colhendo as legítimas pretensões para sempre se fazer justiça, nas aspirações deste próximo dia 11, reafirmamos, a partir de nossa essência, que rupturas institucionais não serão aceitas e naturalizadas.

A democracia faz-se em um sem fim, construída diuturnamente, nas ruas, nas casas, nas escolas, nas instituições, nos campos e não será aprisionada.

A Faculdade Mineira de Direito, alinhada à missão e aos valores humanistas da PUC Minas, afirma que seguiremos na luta pela defesa, não só do Estado, não só do Estado de Direito, mas, e mais, do Estado Democrático de Direito e expressa seu integral apoio ao Manifesto da Faculdade de Direito da USP, `Carta aos Brasileiros’, que agora já se tornou o Manifesto de quase 1 milhão de pessoas.

Profa. Wilba Lúcia Maia Bernardes
Diretora da Faculdade Mineira de Direito

Assinam por adesão:

Profa. Anne Shirley de Oliveira Rezende Martins
Chefe do Departamento e Coord. do Curso de Direito – Coração Eucarístico

Prof. Marciano Seabra de Godói
Programa de Pós-graduação em Direito

Prof. Daniel Rocha Corrêa
Coord. Curso de Direito – Barreiro

Prof. Cristiano de Oliveira Ferreira
Coord. Curso de Direito – Contagem

Prof. Gil Ricardo Caldeira Hermenegildo
Coord. Curso de Direito – Serro

Profa. Luciana da Silva Costa
Coord. Curso de Direito – Praça da Liberdade

Prof. Marco Túlio Ribeiro Cunha
Coord. Curso de Direito – Uberlândia

Profa. Maria Catarina Rocha Oliveira Carvalho
Coord. Curso de Direito – Poços de Caldas

Profa. Maria Emília Naves Nunes
Coord. Curso de Direito – São Gabriel

Profa. Marilene Gomes Durães
Coord. Curso de Direito – Betim

Prof. Rafael Além Mello Ferreira
Coord. Curso de Direito – Arcos

Assessoria de Imprensa
PUC Minas

Foto: Reprodução

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário